Notícias
HUJM-UFMT recebe certificação de Hospital Amigo da Criança
O Hospital Universitário Júlio Müller, da Universidade Federal de Mato Grosso (HUJM-UFMT/Ebserh) recebeu nesta quarta-feira (12/03) a certificação de Hospital Amigo da Criança.
A Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC) é um selo de qualidade conferido pelo Ministério da Saúde aos hospitais que cumprem os dez passos para o sucesso do aleitamento materno, instituídos pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
Para ser Amigo da Criança, o hospital deve também respeitar outros critérios, como o cuidado respeitoso e humanizado à mulher durante o pré-parto, parto e o pós-parto; garantir livre acesso à mãe e ao pai, permitindo a permanência deles junto ao recém-nascido internado, durante 24 horas; e cumprir a Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos para Lactentes e Crianças na Primeira Infância (NBCAL).
“Bebês que nascem em um Hospital Amigo da Criança têm menos chance de sofrer intervenções desnecessárias logo após o parto, como aspiração das vias aéreas, uso de oxigênio inalatório e uso de incubadora. O contato pele a pele com a mãe logo após o nascimento, a amamentação na primeira hora de vida, ainda na sala de parto, e o alojamento conjunto também ocorrem com mais frequência em Hospitais Amigos da Criança do que em maternidades que não têm o título”, explica a chefe do Setor de Cuidados Especializados do HUJM-UFMT, Andressa Campos.
Nascer em um Hospital Amigo da Criança também faz diferença nos indicadores de aleitamento materno. A duração média do aleitamento materno exclusivo (oferta apenas de leite materno para a criança até o 6º mês de vida) em crianças que nasceram nesses hospitais foi de 60,2 dias, contra 48,1 dias em crianças que não nasceram em um Hospital Amigo da Criança. Ao nascer em hospitais com o título aumenta em 9% a chance de o recém-nascido ser amamentado na primeira hora de vida.
“Desde 2022 o HUJM-UFMT vem propondo melhorias e transformando práticas da nossa instituição para alcançarmos a tão sonhada habilitação. Em 2024 tivemos duas visitas: uma da Secretaria Estadual de Saúde e uma do Ministério da Saúde, dos dez passos cumprimos sete. Ontem e hoje (11 e 12/03) passamos pela reavaliação do ministério da saúde para alcançarmos os passos que ficaram pendentes e obtivemos o resultado esperado! Mais do que um processo formal, essa foi uma chance de mostrarmos todo o nosso empenho, compromisso e trabalho em equipe na prestação do cuidado humanizado na materno e infantil. Ser o único hospital universitário habilitado no estado nos deixa muito orgulhosos, principalmente em saber que nossos profissionais realizam práticas humanizadas e transformam a vida de cada paciente que passa por aqui”, conclui Andressa.
Rede Ebserh
O HUJM-UFMT faz parte da Rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Rede Ebserh) desde novembro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.