Notícias
Formação
HUJM-UFMT participa do Programa de Formação em Saúde Brasil-Angola
O Hospital Universitário Júlio Müller, da Universidade Federal de Mato Grosso (HUJM-UFMT/Ebserh), integra o Programa de Formação de Recursos Humanos em Saúde Brasil-Angola, coordenado pelo Ministério das Relações Exteriores do Brasil, por meio da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), em parceria com o Ministério da Saúde e a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).
A iniciativa teve início no hospital em 2024, com a chegada dos primeiros residentes angolanos: Carlos Fuxi (Anestesiologia), Edmar Henriques (Neonatologia) e Sandra Eunice (Infectologia). Em 2025, o HUJM ofertou duas novas vagas no programa, preenchidas pelos estudantes Guilhermina Celmira (Infectologia) e Nelson Tchivinda (Neonatologia).
No dia 29 de abril de 2025, foi realizada a aula inaugural do programa, com apresentações sobre os sistemas públicos de saúde do Brasil (SUS – Sistema Único de Saúde) e de Angola. A atividade, transmitida ao vivo em rede nacional com participação de autoridades dos dois países, marcou também o lançamento do Manual do Estudante, material de referência que orienta os participantes sobre aspectos administrativos, acadêmicos e culturais da experiência formativa no Brasil.
No HUJM, acompanharam a transmissão a residente angolana Guilhermina Celmira e os seguintes representantes da área de ensino: Jorge Luis Rodríguez Perez (gerente de Ensino e Pesquisa), Emilio Carlos Alves dos Santos (chefe do Setor de Gestão do Ensino), Dayane dos Santos Souza Magalhães (chefe da Unidade de Pós-Graduação) e Andréa Cristina Cândido Macedo (assistente administrativa da Pós-Graduação).