Notícias
Ferramenta desenvolvida por setores do HUJM permite acompanhamento em tempo real das solicitações laboratoriais, com foco na redução de atrasos e melhoria da resposta assistencial
HUJM implanta painel digital para monitorar prazos de exames laboratoriais e agilizar a assistência
O Hospital Universitário Júlio Müller, da Universidade Federal de Mato Grosso (HUJM-UFMT/Ebserh), passou a contar com um novo painel digital para o acompanhamento em tempo real das solicitações de exames laboratoriais. A ferramenta foi desenvolvida pelo Setor de Tecnologia da Informação e Saúde Digital (SETISD), em parceria com a Unidade de Análises Clínicas e Anatomia Patológica (UACAP), com o objetivo de evitar atrasos na liberação de resultados e contribuir para a melhoria dos fluxos assistenciais.
A motivação para a criação do sistema foi garantir que os exames fossem entregues dentro dos prazos clínicos estabelecidos — 2 ou 4 horas, conforme o tipo de análise. “Queríamos transformar o monitoramento de prazos em um processo proativo, assegurando que nenhum exame ultrapassasse seu tempo limite de execução. Isso previne desde diagnósticos tardios até o prolongamento de internações”, explicou Wander Márcio de Souza, que participou diretamente do desenvolvimento da ferramenta enquanto esteve à frente do SETISD.
O painel foi desenvolvido com base em tecnologias de código aberto, sem custos para o hospital. A linguagem utilizada foi Python, com o framework Streamlit para criação da interface web. A solução se conecta diretamente ao banco de dados do AGHU (Aplicativo de Gestão para Hospitais Universitários), atualizando os dados a cada minuto.
Entre as funcionalidades do sistema, destacam-se:
-
Monitoramento por tempo regressivo, com barras de progresso coloridas: verde (mais de 60 minutos), amarelo (30 a 60 minutos) e vermelho (menos de 30 minutos);
-
Dashboards gerenciais, com gráficos que mostram a quantidade de exames concluídos ou pendentes por unidade executora (Imunologia, Bioquímica, Hematologia e Urinálise);
-
Atualização contínua, que permite intervenção imediata em caso de risco de atraso.
O painel está em uso no Laboratório de Análises Clínicas, vinculado à UACAP, cobrindo as quatro unidades executoras mencionadas. A equipe já avalia a possibilidade de ampliação da solução para outros setores assistenciais com fluxos sensíveis ao tempo, como Imagens e Farmácia. “A lógica de monitoramento com alertas visuais e dados em tempo real é aplicável a diversas áreas. Como usamos estrutura open source, a replicação exige poucos ajustes”, pontuou Wander.
Rede Ebserh
O HUJM-UFMT faz parte da Rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Rede Ebserh) desde novembro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.