Notícias
PLANEJAMENTO
Setor de Suprimentos passa por reestruturação e aprimora funcionamento
O Setor de Suprimentos do Hospital Universitário de Brasília (HUB), responsável pelo planejamento das aquisições, do armazenamento e da distribuição de insumos, está em fase de reestruturação. O objetivo é aperfeiçoar os processos de trabalho e estabelecer novas estratégias de atuação para assegurar abastecimento suficiente de materiais dentro da instituição e atendimento das necessidades do hospital em tempo hábil.
Tatiane Cristine Cortiano
Hugo Campos Oliveira Santos, chefe do Setor de Suprimentos, explica que há mudanças em várias áreas para tornar o trabalho mais eficiente, como elaboração, em parceria com a Unidade de Compras, de um planejamento orçamentário para 2015 e 2016 e otimização da gestão do fluxo de produtos.
A implantação do Serviço de Atendimento às Clínicas (SAC) é uma das novidades que promete agilizar a solução das demandas do HUB. Uma equipe disponível 24 horas, todos os dias da semana, receberá os pedidos dos colaboradores por telefone ou por email e encaminhará uma resposta em até 48 horas, com a resolução do problema ou com informações do prazo para atendimento da demanda. O funcionamento do SAC deve iniciar em 2015.
Outra proposta de melhoria que está em andamento é a instalação, no almoxarifado de materiais médico-hospitalares, de monitoramento por câmeras e de um sistema de codificação para informatização do estoque, com etiquetas e leitor de código de barras. “Essas são medidas para aumentar a segurança e o controle dos produtos”, afirma Hugo.
O local foi o primeiro dos cinco almoxarifados (médico-hospitalar, administrativo, de nutrição, de engenharia e de produtos permanentes) a passar por adequação. Os serviços foram concluídos no dia 9 de outubro e seguem as recomendações do Ministério da Saúde. “O novo local garante a qualidade dos produtos estocados e o melhor aproveitamento do espaço físico, com armazenamento de itens em maior quantidade e melhora do fornecimento dos produtos”, diz Hugo.
De acordo com ele, a previsão é de que em 2015 o almoxarifado de materiais médico-hospitalares passe a funcionar o dia todo, sem interrupção, para que as áreas do hospital possam solicitar insumos sempre que houver necessidade, em qualquer dia e horário “Com isso, haverá diminuição da quantidade de materiais estocados dentro das clínicas como reserva técnica e de armazenamento inadequado”, ressalta Hugo.
A expectativa também é a de duplicar o número de funcionários do Setor de Suprimentos e de aumentar as visitas na área assistencial para que a programação de compra e de estoque possa ser feita em parceria com os colaboradores. “Queremos promover uma integração com as áreas demandantes e as unidades de compras e licitações”, declara o chefe do setor.
Para Paulo Mendes de Oliveira Castro, gerente Administrativo do HUB, a aproximação do setor com as áreas assistenciais é um dos pontos mais relevantes das mudanças na área de suprimentos. “Essa medida, além de contribuir para reduzir o desperdício e melhorar o planejamento, mostra que o setor está no caminho certo e vai ao encontro das ideias que queremos implementar no hospital”, afirma.
“Estamos implantando um novo modelo de hospital e a área de suprimentos é uma prioridade. Este novo modelo impõe rediscutir processos e mudar fluxos para que o atendimento ao paciente seja cada vez mais otimizado”, avalia Hervaldo Sampaio Carvalho, superintendente do HUB.
Saiba mais sobre o Setor de Suprimentos do HUB
Subordinado à Divisão de Logística e Infraestrutura Hospitalar (DLIH), o Setor de Suprimentos tem o papel de fazer o controle e o monitoramento dos suprimentos hospitalares (gêneros alimentícios, materiais de expediente, engenharia, médico-hospitalares, laboratoriais, odontológicos, entre outros), por meio do planejamento das aquisições de insumos, do armazenamento e da distribuição de produtos padronizados e da elaboração de processos de compras, seguindo normas de qualidade e boas práticas da área.
O Setor também coordena a Unidade de Almoxarifados, que tem como finalidade planejar, armazenar, controlar e distribuir os estoques dos insumos; solicitar empenhos, de acordo com a demanda da instituição; acompanhar e monitorar o cumprimento das ordens de fornecimento e entrega das atas de registro de preços dos insumos e acompanhar e controlar a aquisição e o uso racional dos insumos no hospital, seguindo as diretrizes estabelecidas.
Para atender as necessidades assistenciais e administrativas do HUB, o Setor usa o Aplicativo de Gestão para Hospitais Universitários (AGHU), em que as áreas solicitam materiais por meio de requisições. Dúvidas podem ser esclarecidas pelos ramais 5261 ou 5351.
Tatiane Cristine Cortiano