Notícias
DESEMPENHO
Odontologia do HUB amplia atendimento em 20%
A Divisão de Odontologia do Hospital Universitário de Brasília registrou em 2012 um aumento de 20% no atendimento à população, em relação ao ano anterior. Ao todo, foram realizados quase 40 mil procedimentos, nas diversas especialidades atendidas pela clínica. Os dados são do Centro de Custos e Planejamento/DAEX do HUB.
De acordo com o chefe da Odontologia, Sérgio Pedrosa, o aumento é fruto de uma melhor organização do serviço. Segundo ele, até 2011os procedimentos eram realizados informalmente. “A vigilância mais rígida das anotações profissionais e a exigência do atendimento com base no Sistema Único de Saúde (SUS) nos permitiu atingir esse aumento”, diz.
A clínica atende, em média, 120 pacientes por dia, de bebês a idosos. As especialidades mais procuradas são endodontia e prótese. É o caso da dona de casa Oclidalina Alves dos Santos (foto), 64 anos, que elogia o serviço. “É maravilhoso e todos são muito educados comigo. Estou aqui há menos de três meses e minha prótese já está pronta. Se fosse fazer fora, jamais teria condições. Agora posso comer e até beijar melhor”, conta aos risos.
Pedrosa explica que a única especialidade da odontologia que a clínica ainda não atende é o implante dentário. “Penso que com a chegada da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e a possível chegada de novos profissionais poderemos trazer essa especialidade para o HUB”, diz.
O aposentado Cícero Galvão (60) espera por um implante que não tem condições de pagar. “O serviço e o atendimento aqui são excelentes, mas infelizmente ainda não tenho certeza de que conseguirei meu implante”, diz.
Para serem atendidos na clínica, os interessados devem comparecer ao local para preencherem o formulário de inscrição. No entanto, explica Pedrosa, para alguns procedimentos a espera pode chegar a seis meses devido a grande demanda.
Em 2013 o serviço deve registrar um crescimento ainda maior, principalmente com a chegada da Ebserh. “Queremos regularizar o nosso quadro de funcionários para que o serviço funcione com ainda mais qualidade. Outra ideia é darmos início à implantação do serviço de pronto atendimento, ainda em fevereiro”, conclui Pedrosa.