Notícias
VISITA
Nutrição é referência para Rede Sarah
O serviço de nutrição enteral (alimentação por sonda) realizado pelo Hospital Universitário de Brasília (HUB-UnB) é referência para outras instituições de saúde. Nesta quarta-feira (9), profissionais da Rede Sarah visitaram a Unidade de Nutrição Clínica para entender o funcionamento da atividade e aprender com a experiência do HUB.
A equipe, formada por três nutricionistas, uma enfermeira e um médico, veio ao hospital em busca de informações sobre o sistema fechado de nutrição enteral, modelo implantado pelo HUB há um ano e três meses. “Com esse método, adquirimos a dieta pronta e envasilhada pela indústria para dar ao paciente, o que traz mais segurança microbiológica e maior controle dos horários”, explica a chefe da Unidade de Nutrição Clínica, Meg Schwarcz Hoffmann.
Hoje, a maioria dos pacientes que precisa de alimentação por sonda, como aqueles internados na Clínica Médica e na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Adulto, recebe a dieta pelo novo sistema. No entanto, em algumas situações ainda é preciso adotar a técnica tradicional, por não existir no mercado a dieta adequada para determinados tipos de pacientes, a exemplo dos bebês da UTI Neonatal. Nesses casos, a preparação e o acondicionamento do produto em frascos são feitos no Lactário do HUB, local de manipulação e preparação de dietas.
Para a implantação do novo método no HUB, houve adaptação do espaço físico do Lactário com o objetivo de atender a todas as normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), além do envolvimento de colaboradores de outras áreas, como médicos e enfermeiros.
“Criamos todas as condições básicas para que o Lactário funcionasse a contento e com liberação da Anvisa. Por isso, a agência hoje tem recomendado que outros hospitais venham conhecer a experiência de mudança do HUB. Foi uma mudança radical de serviço, o que beneficia muito o paciente e garante o controle que a Anvisa demanda”, relata Meg.
Uma das nutricionistas do Sarah que participaram da visita, Thais Lancini, gostou da troca de informações com a Unidade de Nutrição Clínica. “Queremos implantar o sistema fechado no Sarah e o trabalho realizado no HUB, que já tem uma boa experiência nessa atividade, vai nos ajudar muito”, avalia ela.
A enfermeira da UTI e da Terapia Nutricional do Hospital Sarah, Raquel Bandeira de Melo, aproveitou a oportunidade para esclarecer dúvidas com a equipe multiprofissional do HUB. “O papel da enfermagem é fundamental nesse processo de mudança, pois é o elo entre o paciente, os médicos e os nutricionistas. Viemos entender quais são os dispositivos usados pela equipe do HUB nesse modelo, inclusive para evitar desperdício de dietas”, declara Raquel.
A gerente de Atenção à Saúde do hospital, Elizabeth Queiroz, apresentou o vídeo institucional e falou sobre a gestão da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), a maior proximidade com a Universidade de Brasília (UnB) e o novo contrato que está sendo negociado com a Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF). “O HUB está em nova fase, retomando trabalhos, com a realização de reformas, a ampliação de leitos e a criação de novos serviços, como a Hemodinâmica”, diz.