Notícias
RECONHECIMENTO
João Batista entra para Academia de Letras
Médico proctologista João Batista de Sousa entra para Academia de Letras de Brasília
No dia 29 de outubro, o médico proctologista João Batista de Sousa assume uma cadeira na Academia de Letras de Brasília. Ele vai ocupar a cadeira XXXVI, patroneada por Mário de Andrade. A solenidade de posse será conduzida pelo vice-presidente da academia, Romildo Teixeira de Azevedo.
Mineiro de Uberaba, João Batista de Sousa é mestre e doutor em Clínica Cirúrgica pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Professor da Universidade de Brasília (UnB) desde 1998, também foi vice-reitor da instituição entre 2008 e 2012, e trabalha no Hospital Universitário de Brasília (HUB-UnB) desde 1990.
“Fiquei surpreso quando fui escolhido. Considero um reconhecimento da minha participação em Brasília e, principalmente, da atuação acadêmica dentro da universidade e da produção técnico-científica”, afirma João Batista de Sousa.
O superintendente do HUB, Hervaldo Sampaio Carvalho, estará presente na solenidade de posse. “No mundo tecnológico de hoje, em que ser médico está vinculado à tecnologia, ter um professor da medicina e cirurgião assumindo a Academia de Letras mostra que ser médico é muito mais do que o técnico. É compreender o ser humano na sua totalidade”, diz.
No HUB, João Batista já esteve à frente dos serviços de Proctologia, Clínica Cirúrgica e Endoscopia. Além disso, foi diretor da antiga Diretoria Adjunta de Serviços Assistenciais (DASA) e ocupou a Direção-Geral da instituição entre abril de 2007 e dezembro de 2008. Em outubro de 2014, assumiu a Divisão Médica até o final do ano, quando deixou a chefia para tomar posse como secretário de saúde do Distrito Federal, cargo que ocupou por sete meses.