Notícias
SAÚDE
HUB faz mais de 20 cirurgias plásticas em dia de mutirão
Instituição atendeu em um dia de trabalho ininterrupto 26 pacientes do Distrito Federal
Com 71 anos, Nilza Amaral Braga viveu mais da metade da vida com um tumor nas costas, que além de aumentar de tamanho com o passar do tempo, causava cada vez mais dor e sofrimento à aposentada. “Agora, graças a Deus tudo foi resolvido e ficará bem”, afirma a paciente, na sala de recuperação do centro cirúrgico ambulatorial do Hospital Universitário de Brasília (HUB), depois de passar pelo procedimento de retirada do tumor e reconstrução da região operada.
Nilza foi uma das 26 pessoas atendidas no HUB na última quarta-feira, 25, dia em que foi realizado um mutirão de atendimento na instituição. A atividade fez parte da ação que antecede a 28º Jornada Centro-Oeste de Cirurgia Plástica, realizada pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) no final deste mês em Brasília (DF). O objetivo foi atender o maior número possível de pacientes do Distrito Federal com tumores de pele e atuar na reconstrução da região operada, por meio de enxertos ou retalhos de pele.
Para receber a demanda, o HUB reuniu anestesistas, cirurgião plástico, residentes, enfermeiros e técnicos de enfermagem, com reforço de uma equipe de cirurgiões plásticos do DF convidados pela SBCP. No centro cirúrgico ambulatorial, o grupo ocupou quatro das seis salas disponíveis, em um dia de trabalho ininterrupto.
“Para escolher os pacientes, fizemos uma seleção daqueles atendidos no ambulatório de dermatologia do hospital que apresentavam casos de tumor mais avançados e entramos em contato para verificar o interesse”, afirma o cirurgião plástico José Roberto Borgatto, responsável pelo serviço e coordenador da ação na instituição. Há 41 anos no HUB, Borgatto conta que a atividade só foi possível graças ao envolvimento dos profissionais.
A enfermeira rotineira do setor, Sheyla Rodrigues Barbosa, explica que nos dias em que é realizada maior quantidade de atendimentos, é preciso atenção maior na organização da equipe. “Reunimos o maior número possível de colaboradores para poder abrir mais salas de procedimento e atuar em todas as atividades de suporte, como esterilização, admissão e encaminhamento de pacientes, sala de recuperação, entre outras. Nosso objetivo é garantir as condições para tudo funcione bem e a gente possa oferecer assistência de qualidade aos nosso pacientes”, afirma ela.
A técnica de enfermagem do centro cirúrgico ambulatorial, Jacira Campos, aprovou a iniciativa. “Esse trabalho ajuda muitas pessoas, principalmente aquelas que estão aguardando há muito tempo por uma cirurgia”, diz.
A ação também ocorreu no Hospital Regional da Asa Norte (Hran) e no Hospital das Forças Armadas (HFA).
A paciente Nilza realizou a cirurgia no HUB
28º Jornada Centro-Oeste de Cirurgia Plástica
Data: 26 a 28 de março
Local: Hotel Royal Tulyp / Brasília (DF)
Tema central: contorno corporal
Informações:
http://28joc.cirurgiaplastica.org.br/