Notícias
JANEIRO BRANCO
HUB marca Janeiro Branco com atividades itinerantes e roda de conversa
Brasília (DF) - O ano começou com a campanha Janeiro Branco, destinada a conscientizar sobre a necessidade de colocar a saúde mental como prioridade e considerar o cuidado com a mente como um compromisso coletivo. O assunto foi destaque este mês no Hospital Universitário de Brasília (HUB-UnB) que promoveu atividades itinerantes e rodas de conversa. O HUB é vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).
Pensada com o intuito de alcançar o maior número de colaboradores possível, as visitas aconteceram em diversos setores, nos dias 22 e 23 de janeiro, e os envolvidos foram convidados a vestirem branco, em alusão à cor que marca a campanha. Além disso, nos dias 27, 28 e 29 aconteceram rodas de conversa com o tema “Entre nós: compartilhando vivência”. Os colaboradores do HUB foram o público-alvo da ação, que aconteceu no prédio da Administração e na Unidade 1.
“O Janeiro Branco é uma campanha fundamental porque convida as pessoas a iniciarem o ano refletindo sobre a importância de cuidar da saúde mental no dia a dia de forma preventiva e contínua, não apenas em momentos de crise.”, observa Bruna Fernandes, chefe da Unidade de Desenvolvimento de Pessoal (UDP-HUB) e uma das organizadora das atividades. “Falar sobre esse tema em diversos contextos, inclusive no ambiente institucional, ajuda a romper silêncios, reduzir estigmas e preconceitos sobre sofrimento psíquico e cuidado com saúde mental.”, completa.
A organização e a execução das atividades contaram com a participação de colaboradores da Divisão de Gestão de Pessoas (DivGP-HUB), da Unidade de Pós-graduação e de integrantes da Comissão de Eventos. De forma integrada, as ações conseguiram alcançar profissionais de diferentes setores assistenciais e administrativos do hospital, contemplando colaboradores com diversos vínculos profissionais. Essa pluralidade foi fundamental para ampliar o alcance da campanha e reforçar a compreensão de que a saúde mental é uma pauta transversal, que envolve todos, independentemente da função ou do setor em que atuam.
Vivência
“O silêncio é importante para a minha saúde mental.”, destacou Jussara Gomes, assistente administrativo na Unidade de Transplante do HUB. Ela foi uma das participantes da roda de conversa que aconteceu na manhã do dia 27 de janeiro, na Sala de Aula 2, do Prédio de Administração. A fala de Jussara foi uma resposta à pergunta de Taísa Fernandes, chefe da Unidade de Gestão de Pós-graduação, que questionou as pessoas presentes sobre quais ações elas recorrem quando estão em situação de estresse, tristeza ou angústia.
Para Gislene Borges, chefe da Divisão de Gestão de Pessoas, o caminho resolutivo dialoga com o “me permitir fazer o que quero fazer, sentir o que quero sentir. Chorar, sofrer, sorrir”, disse ela detalhando os caminhos que adota para promover saúde mental em seu dia a dia.
Campanha
O tema da campanha do Janeiro Branco deste ano é “paz, equilíbrio e saúde mental”, os pilares do bem-estar, destacando a importância de buscar harmonia e equilíbrio entre as áreas emocional, físico e social. Para Bruna Fernandes as ações promovidas durantes os dias de campanha no hospital reforçaram essa importância e tiveram um desempenho positivo.
“A participação dos colaboradores foi bastante significativa e demonstrou o interesse e a necessidade de espaços como esses. Houve engajamento, troca genuína e relatos que evidenciam o quanto momentos de escuta qualificada fazem diferença no cotidiano de trabalho”, disse ela que também manifestou a necessidade de “manter ações contínuas voltadas à promoção da saúde mental no HUB.”
Sobre a Ebserh
O HUB-UnB faz parte da Rede Ebserh desde janeiro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Sinval Paulino e Elizabeth Souza, com revisão de Andreia Pires
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh