Notícias
ESPERANÇA
Unidade de Oncologia do HUB inaugura ‘sino da esperança’ para celebrar superação e encorajar pacientes
Brasília (DF) – Ao som de palmas, sorrisos e olhares emocionados, a Unidade de Oncologia (Unacon) do Hospital Universitário de Brasília (HUB-UnB/Ebserh), inaugurou o “Sino da Esperança”, na última terça-feira (16). A iniciativa foi idealizada por Cláudia Lopes, ex- paciente oncológica do HUB que faleceu em janeiro deste ano, ela também integrava a Associação de Voluntários do hospital, grupo que, junto à Unacon, organizou a inauguração.
“Hoje o som do sino anuncia: a esperança venceu mais uma vez”, esses são os dizeres escritos na placa instalada na sala de Quimioterapia do HUB. Nesse sentido, o objetivo é que o sino seja tocado pelos pacientes ao final do tratamento oncológico, em ocasiões de cura, mas também em outras situações que remetam à alegria e encorajamento.
“Acho isso muito legítimo, mas acredito que vai além: esse momento traz uma esperança real de dias melhores para todos que estão aqui. As pessoas conseguem se enxergar naquelas que vão bater o sino; quem ainda está em tratamento passa a se ver no futuro, lá na frente, e vivencia essa experiência como algo possível e concreto”, comentou Marcelo Albuquerque, esposo de Cláudia Lopes, com quem foi casado 21 anos.
Marcelo, integrante da Associação de Voluntários do HUB há seis meses, conta que a inauguração do sino era um sonho de Cláudia, que lutou contra o câncer de pulmão durante 10 anos. “Ela sempre manteve um pensamento muito positivo, com um otimismo diário impressionante. Em 2014, recebeu o diagnóstico do tumor primário; em 2018, enfrentou uma recidiva no outro pulmão, que não era operável. Ainda assim, deu continuidade ao tratamento e teve uma qualidade de vida excepcional”, relembra Marcelo, que acredita que sua esposa está contente com o feito realizado no HUB. “Acredito que o céu está em festa”, celebrou.
Palavras também compartilhadas por Mônica Sampaio, gerente de Atenção à Saúde do HUB. “Cada dia é uma vitória. São vitórias contínuas, construídas na superação diária. São celebrações da vida, das vidas vividas, e estamos aqui para reafirmar o quanto é importante celebrar, (...) entender que reconhecer essas vitórias também é uma forma de cuidar de si e, consequentemente, de cuidar do outro”, disse.
Sobre a Ebserh
O HUB-UnB faz parte da Rede Ebserh desde janeiro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Redação e revisão: Elizabeth Souza
Coordenadoria de Comunicação Social – Ebserh