Notícias
QUALIDADE NA ASSISTÊNCIA
HUB reúne profissionais e estudantes da saúde para VIII Semana de Enfermagem
Brasília (DF) – A VIII Semana de Enfermagem do Hospital Universitário de Brasília (HUB – UnB), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), foi celebrada nesta terça, dia 14, em um dia inteiro com programação especial. Com o tema “Romper bolhas no mundo atual para o existir e o coexistir da Enfermagem”, o evento contou com apresentações acadêmicas, palestra, minicursos, homenagens e apresentação musical da Banda da Guarda Presidencial.
“O tema desse encontro é muito rico porque ele nos estimula a extrapolar um pouco a Enfermagem e entender que, hoje, as tecnologias nos dão muita capacidade para agregar qualidade e melhorar nossa assistência”, disse a chefe da Divisão de Enfermagem do HUB-UnB, Gizele Pereira Mota, que iniciou oficialmente a mesa de abertura, no Auditório da Unidade I do HUB. “Somos uma profissão forte, estamos em todos os momentos da vida do ser humano, (...) que sejamos profissionais que atendam os pacientes da mesma forma como queremos que nossos familiares sejam atendidos. Que sejamos luz e esperança”, completou.
Saudando os presentes e a importância do evento, a representante da Gerência de Atenção à Saúde, Flávia Lara Barcelos, reforçou o papel da categoria. “Quero aproveitar o momento para agradecer o trabalho encabeçado pela Enfermagem, porque atuamos com qualidade, que é o que garante o desfecho favorável ao paciente”, disse acompanhada da representante da Associação Brasileira de Enfermagem do Distrito Federal, Katia Rodrigues Menezes. Ela, por sua vez, reforçou a singularidade do tema para este ano. “O tema é proposto justamente para pensarmos sobre quais bolhas são preciso romper para que cada vez mais nosso trabalho seja valorizado”, destacou Katia em um posicionamento partilhado pelo representante do Conselho Regional de Enfermagem do Distrito Federal, Gilvan Ferreira de Menezes. “O Conselho precisa participar e romper essas bolhas e implementar a formação do nosso profissional”, complementou.
Outro ponto abordado diz respeito à necessidade de os profissionais da Enfermagem impulsionarem o movimento de articulação e liderança no intuito de fortalecer a categoria, como bem mencionou o professor do Departamento de Enfermagem da Faculdade de Ceilândia da UnB, Carlos Eduardo dos Santos. “Cuidar do outro é também gerenciar, quando ocupamos espaços de poder mostramos o nosso valor, que somos capazes".
Nesse sentido, integrando uma agenda de celebrações nacionais, a VIII Semana de Enfermagem do HUB é vista como um espaço de “resistência”, de acordo com a chefe do Departamento de Enfermagem da Faculdade de Ciência da Saúde da UnB, Keila Cristianne Trindade da Cruz. “Esse é um momento que nos é dado para a gente mostrar o que fazemos, seja na prática, no ensino, na pesquisa, penso que essa é uma forma de resistir, de enfrentar nossas limitações enquanto profissão”, comentou.
Conduzindo as falas finais da mesa de abertura, a superintendente do HUB-UnB, Elza Ferreira Noronha, reiterou a relevância do evento enquanto espaço de encorajamento e fortalecimento dos profissionais da Enfermagem do HUB e que o momento presente demanda comprometimento coletivo. “Nada como a lâmpada da Florence Nightingale [símbolo da Enfermagem] para romper bolhas, e isso é muito simbólico. Para iluminar essa era tão complexa que vivemos, a gente precisa romper essas bolhas e, assim, construir um coletivo mais saudável”.
Através de uma mensagem transmitida em vídeo, o presidente da Ebserh, Arthur Chioro, também saudou os profissionais da Enfermagem do HUB, a quem se direcionou enquanto “a maioria dos trabalhadores e trabalhadoras da nossa Rede que fazem do dia a dia o gesto de cuidado, de amor, de dedicação, de capacidade de doação a milhões de brasileiras e brasileiros que procuram nossos Hospitais”.
Concluindo o primeiro momento da programação, a Banda da Guarda Presidencial realizou apresentações musicais sob a regência do maestro e subtenente Marcos Souza.
Atividades
Em seguida, foram realizadas atividades que integraram a VIII Semana de Enfermagem no HUB. O primeiro momento ficou por conta da palestra “Proporcionar o conhecimento sobre o tema Nacional da Semana de Enfermagem”; e, logo depois, ocorreram apresentações acadêmicas, incluindo dissertações de mestrado e tese de doutorado e minicursos pertinentes à área da Enfermagem;. Confira a programação aqui.
Homenagens
Durante a programação também foram realizadas homenagens a profissionais da área, entre enfermeiros(as), técnicos(as) e auxiliares de Enfermagem que foram destaque em suas respectivas áreas.
Confira a lista de homenageados do HUB:
- Enfermeiros(as):
Munique Parente - Divisão de Enfermagem
Marilda Barbosa de Araújo Piccolo - Unidade de Almoxarifado e Controle de Estoques
Fátima Cristina Alves Sicca Lopes - Unidade de Ambulatório
Ana Claudia de Sousa Lima Alburquerque - Unidade de Bloco Cirúrgico
Lilian Correa Lopes - Unidade de Clínica Cirúrgica
Davi da Silva Nascimento - Unidade de Especialidades Clínicas
Sabrina Telma Martins -Unidade de Gestão da Qualidade e Segurança do Paciente
Andreza Farias Costa - Unidade de Oncologia
Danielle Mota Latalisa - Unidade de Saúde da Mulher
Deusitania da Silva Fonseca - Unidade de Saúde Mental
Carla Cristina Silva - Unidade de Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho
Monaliza Batista Pereira - Unidade de Sistema Urinário
Nelia Cristiane Almeida Caldeira - Unidade de Terapia Intensiva Neonatal
Eliel Agnelo Sousa Carneiro - Unidade de Transplantes
Maisa Rodrigues da Silva - Unidade de Urgência e Emergência
Isabela Pereira Rodrigues - Unidade de Vigilância em Saúde
Danilo Martins Albuquerque - UDE - Hemodinâmica
- Técnicos(as) e auxiliares de Enfermagem:
Wilson Pereira Macedo - Setor de Gestão do Ensino
Adriana Pereira Campos - Unidade de Ambulatório
Rosimary Maria dos Santos - Unidade de Bloco Cirúrgico
Marluce Batista da Silva - Unidade de Clínica Cirúrgica
Maria das Graças Martins - UDE - Medicina Nuclear
Rita de Cassia Penteado Vito - Unidade de Especialidades Clínicas
Tatiana Cristina Mascarenhas Silveira - Unidade de Regulação Assistencial
Mardilla Jeane Carlos de Oliveira - Unidade de Saúde da Mulher
Maria Gomes Mendes - Unidade de Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho
Renilucio Rodrigues da Costa - Unidade de Sistema Urinário
Sidinea Santos de Jesus - Unidade de Terapia Intensiva Adulto
Elenice Teixeira - Unidade de Terapia Intensiva Neonatal
Izabel Mendes de Lima - Unidade de Urgência e Emergência
Sobre a Ebserh
O HUB-UnB faz parte da Rede Ebserh desde janeiro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Redação: Elizabeth Souza, com revisão de Danielle Campos
Coordenadoria de Comunicação Social – Ebserh
Tags: enfermagem, semana de enfermagem, hub, unb, ebserh