Notícias
Mutirão
HUB faz mutirão e realiza 25 cirurgias de laqueadura
Com o objetivo de reduzir o tempo de espera para as mulheres que buscam a laqueadura como método contraceptivo definitivo o HUB realizou nos dias 23/06 e 11/08 o II Mutirão de Laqueadura.
Médicos cirurgiões ginecológicos, anestesistas, médicos residentes, enfermeiros e técnicos de enfermagem estiveram envolvidos na ação, que atendeu 25 mulheres, pacientes do HUB, que buscavam planejar seu futuro reprodutivo de forma segura e eficaz para a prevenção da gravidez.
A laqueadura tubária, também conhecida como "ligadura de trompas", é um procedimento cirúrgico realizado como método contraceptivo definitivo, indicado para mulheres que não desejam mais engravidar.
Realizando pela primeira vez um procedimento no HUB, Lúcidy Lino, de 41 anos e mãe de 4 filhos, detalha que “fez a cirurgia pela manhã e já está em casa pois teve um pré e pós-operatório muito bom.”
Rosana Alves, teve seu último bebê no HUB e desde então desejava fazer a cirurgia de laqueadura. “Agradeço toda a equipe que me atendeu desde o pós-parto até o dia da cirurgia, estou me recuperando bem e tranquila”, afirma ela que tem 37 anos e é mãe de 5 filhos.
“Estamos muito felizes em fazer parte de um serviço que proporciona planejamento familiar com cirurgias minimamente invasivas no SUS. As pacientes realizaram cirurgias por vídeo ou via vaginal, possibilitando regressar às atividades no menor tempo possível, diminuindo tempo de internação”, explica a médica e responsável técnica da Obstetrícia do HUB, Amanda Mota.
A laqueadura tubaria é um direito das mulheres definido desde a lei 9263 de 1996. Em março de 2023, uma nova lei entrou em vigor aumentando os critérios para a realização de laqueadura.
“No HUB, não diferentemente de outros hospitais do SUS, a procura por este procedimento de contracepção tem sido sempre maior que a oferta, por isso estamos realizando o segundo mutirão de laqueadura do ano, organizado pelas responsáveis técnicas da Obstetrícia e da Ginecologia HUB, as médicas Amanda Mota e Fabyanne Mazutti,” afirma chefe da Unidade Saúde da Mulher do HUB, Lizandra Sasaki.
“Atender as pacientes que necessitam da laqueadura e que estavam aguardando ansiosamente na nossa fila cirúrgica, é muito gratificante. Receber o carinho e agradecimento de todas elas, nos faz muito felizes”, acrescentou a chefe da Unidade Saúde da Mulher do HUB, Lizandra Sasaki.
Além de beneficiar as mulheres, o mutirão também otimiza o domínio das competências e técnicas cirúrgicas dos residentes do HUB.
“É um momento em que colocamos em prática o que estudamos nos livros e, ao fazer a técnica repetidamente, sedimentamos o conhecimento. Tivemos laqueaduras por vias vaginal e videolaparoscopica e eu operei com o Dr. Marcus Vinicius de Paula, que me auxiliou a realizar laqueaduras via vaginal, que é uma ótima opção para as mulheres que já tiveram partos vaginais e que querem esse método como forma contraceptiva. Além disso, é realmente muito bom ajudar outras mulheres a se programarem em relação ao futuro e tornar realidade o que é garantido por lei”, observa Juliana Araújo, a R2 de ginecologia obstetrícia no HUB.