Notícias
Natal
Música alegra rotina de pacientes e profissionais do HUB
Para a maioria de nós, Natal e Ano Novo são sinônimos de encontros com familiares, festa e celebração, mas para quem está internado em razão de algum problema de saúde, as datas comemorativas nem sempre são momentos de alegria.
Para tornar esse período mais leve e trazer um pouco de conforto e esperança aos pacientes, acompanhantes e profissionais, o Hospital Universitário de Brasília (HUB-UnB) realiza apresentações musicais nas áreas de internação.
A iniciativa é coordenada pela Comissão de Humanização e conta com o apoio de músicos voluntários, que dedicam tempo e talento para alegrar a rotina hospitalar. “O objetivo é tentar amenizar a falta da família e das comemorações, para que, mesmo num contexto adverso, os pacientes possam vivenciar os rituais de fim de ano, humanizando esse momento”, afirma a presidente da comissão, Silvia Furtado de Barros, que também é chefe da Unidade de Saúde Mental.
No dia 14 de dezembro, os irmãos Melina Prista e Paulo André Tavares se apresentaram com flauta e violão na Unidade de Especialidade Clínicas. O momento foi especial, já que eles são filhos do professor emérito da Universidade de Brasília (UnB), Paulo Tavares, que faleceu em 2018, mas deixou um legado para o ensino e a assistência na área de pneumologia do HUB e da UnB.
Já no dia 21 deste mês, a flautista Cecília de Aguiar levou música para a Enfermaria de Saúde Mental. Nesta quarta-feira (22), o espaço ainda recebeu um coral formado pelos músicos Joanny Uehara, Alexandre Simeão, Giovanna Freitas, José Leonardo Silva, Shirley Jesus e Guilherme Teles. O grupo também se apresentou na Unidade de Especialidades Clínicas na mesma data.