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Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares
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UMP - Unidade Multiprofissional

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Publicado em 07/01/2021 13h51 Atualizado em 21/01/2021 17h22

A Unidade Multiprofissional do HU-UFGD tem por finalidade:

  • Promover periodicamente reuniões com a equipe de trabalho, visando aperfeiçoar as rotinas desenvolvidas nas demais unidades.
  • Assessorar as Unidades Assistenciais na implantação das normas e rotinas e dos protocolos assistenciais.
  • Assessorar a prestação da assistência da área responsável em todos os setores de atendimentos do hospital em quantidade e qualidade desejável, juntamente com os Responsáveis Técnicos.
  • Estabelecer as diretrizes da assistência em consonância com as diretrizes da gestão do cuidado.
  • Realizar diagnóstico situacional da área responsável, alinhado ao PDE da EBSERH.
  • Mediar conflitos e estimular o relacionamento harmonioso entre as profissionais da área responsável e demais profissionais do hospital, bem como destes com a equipe de governança.
  • Produzir e disponibilizar relatórios de atividades, dados e informações concernentes a sua área de atuação.
  • Validar, juntamente com o responsável técnico de cada profissão, as escalas mensais de jornada de trabalho dos colaboradores.
  • Realizar gestão compartilhada com demais chefes de unidades onde a equipe multiprofissional realiza sua jornada de trabalho.

A equipe multiprofissional é constituída pelos seguintes profissionais: assistentes sociais, cirurgião dentista, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, profissional de educação física, psicólogos e terapeutas ocupacionais.

 Telefone: (67) 3410-3088

  • E-mail: raquel.souza@ebserh.gov.br
  • Chefe da Unidade Multiprofissional: Raquel Bressan de Souza 

EDUCAÇÃO FÍSICA

O Profissional de Educação Física é especialista em atividades físicas, nas suas diversas manifestações - ginásticas, exercícios físicos, desportos, jogos, lutas, capoeira, artes marciais, danças, atividades rítmicas, expressivas e acrobáticas, musculação, lazer, recreação, reabilitação, ergonomia, relaxamento corporal, ioga, exercícios compensatórios à atividade laboral e do cotidiano e outras práticas corporais, tendo como propósito prestar serviços que favoreçam o desenvolvimento da educação e da saúde, contribuindo para a capacitação e/ou restabelecimento de níveis adequados de desempenho e condicionamento fisiocorporal dos seus beneficiários, visando à consecução do bem-estar e da qualidade de vida, da consciência, da expressão e estética do movimento, da prevenção de doenças, de acidentes, de problemas posturais, da compensação de distúrbios funcionais, contribuindo ainda, para consecução da autonomia, da auto-estima, da cooperação, da solidariedade, da integração, da cidadania, das relações sociais e a preservação do meio ambiente, observados os preceitos de responsabilidade, segurança, qualidade técnica e ética no atendimento individual e coletivo (Resolução Confef n.º 046/2002).

Na Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares - Ebserh, o profissional de Educação Física tem como atribuições:

·   Participar de equipes multidisciplinares, auxiliando no tratamento de pessoas com problemas físicos, fisiológicos e psíquicos; 

·  Executar, organizar e supervisionar programas de atividade física individuais e/ou em grupo; 

·  Condicionar fisicamente crianças, adolescentes, adultos e idosos; 

·  Avaliar o resultado do tratamento por meio de testes e questionários de qualidade de vida; 

·  Realizar demais atividades inerentes ao emprego.

 ▪ Equipe:

Luis Arthur Spinola Castilho

Normas e Rotinas de Educação Física

FISIOTERAPIA

Fisioterapia é uma ciência da saúde que estuda, previne e recupera pacientes com distúrbios cinéticos funcionais intercorrentes em órgãos e sistemas do corpo humano, gerados por alterações genéticas, por traumas e por doenças adquiridas (Coffito).

 São atribuições da Fisioterapia do HU-UFGD:

  • Determinar diagnóstico, prognóstico e tratamento fisioterapêutico, através da realização de avaliação física e cinesiofuncional dos sistemas cardiorrespiratório e neuro-musculo-esquelético;
  • Assistir no momento de admissão hospitalar do paciente, sendo que em sua presença é responsável pela instalação do suporte ventilatório e desobstrução de vias aéreas, caso necessário;
  • Gerenciar a ventilação espontânea, invasiva e não invasiva; 
  • Promover desmame ventilatório e extubação;
  • Solicitar, aplicar e interpretar escalas, questionários e testes funcionais;
  • Aplicar métodos, técnicas e recursos de expansão pulmonar, remoção de secreção, fortalecimento muscular, recondicionamento cardiorrespiratório e suporte ventilatório, incluindo, se necessário, a aspiração de vias aéreas superiores e inferiores;
  • Utilizar recursos de ação isolada ou concomitante de agente cinésio mecanoterapêutico, termoterapêutico, crioterapêutico, eletroterapêutico, entre outros;
  • Realizar posicionamento no leito, sedestação, ortostatismo, deambulação, além de planejar e executar estratégias de adaptação, readaptação, orientação e capacitação dos clientes/pacientes/usuários, visando a maior funcionalidade e autonomia;
  • Assistir no trabalho de parto, com exercícios que estimulem a descida do bebê, e com métodos de analgesia não farmacológicos, para diminuição da dor durante o trabalho de parto.
  • Prevenir agravos relativos ao puerpério, cuidados com o recém-nascido e disfunções do assoalho pélvico relacionado à gestação.
  • Determinar as condições de alta fisioterapêutica hospitalar, bem como os devidos encaminhamentos;

Compõe a equipe de Fisioterapia no HU-UFGD um total de 32 profissionais, que estão distribuídos da seguinte forma nos setores:

 Representante da Equipe Multiprofissional

Raquel Bressan de Souza – Chefe da Unidade Multiprofissional 

Alojamento Conjunto

Amanda Jorge de Souza Stefanello

Genilta Fernandes

▪ Normas e Rotinas

Centro Obstétrico

Renata Vidigal Guimarães

Sandra Juliana Soares dos Santos

▪ Normas e Rotinas

Clínica Médica

Carolina Ruiz Benito

Giuliano Moreto Onaka (Responsável Técnico da Fisioterapia)

Maísa de Carvalho Francisco

▪ Normas e Rotinas

Clínica Pediátrica

Isabelice Tigresa Vieira Cavalcante

Regilene Monteiro de Araújo Bordin

▪ Normas e Rotinas

UCI Neonatal

Cristiane Mayumi Miyabara

Gisele Cinthia Arsamendia Dias

Laederson Souza Machado (coordenador)

▪ Normas e Rotinas

UTI Adulto

Alessandra Rigo Pinheiro de Reus

Alexandre Satoshi Inagaki (coordenador)

Aline Evangelista de Oliveira de Paula

Angela Cristina de Lima

Gustavo de Paula Santos

Israel Moraes dos Santos

Lucas dos Anjos Massoni

Ygor Nunes Ratier Camacho

▪ Normas e Rotinas

UTI Neonatal 

Ana Lúcia Grão Velloso

Geiseane Aguiar Gonçalves Sobral

Laederson Souza Machado (coordenador)

Karine Alves Miranda

Tatiana Bega Silva

Tuanny Gutierres da Silva

▪ Normas e Rotinas

UTI Pediátrica

Edvan Thiago Barros Barbosa

Fernanda Carrion da Cruz

Gisele da Silva Peixoto Zandona (coordenadora)

Hililton Maluf de Macedo

Meyrilane Vicente de Laias Moreira 

▪ Normas e Rotinas

FONOAUDIOLOGIA

Fonoaudiólogo é o profissional, com graduação plena em Fonoaudiologia, que atua em pesquisa, prevenção, avaliação e terapia fonoaudiológicas na área da comunicação oral e escrita, voz e audição, deglutição, bem como em aperfeiçoamentos dos padrões da fala e da voz. (Lei Nº 6.965, de 9 de dezembro de 1981).

 Atuação do Serviço de Fonoaudiologia no HU/UFGD:

▪ Materno Infantil

Atuação fonoaudiológica com gestantes, puérperas e lactantes orientando quanto à amamentação, cuidados com as mamas, posições corretas para amamentar, ordenha manual, dentre outras.

Atuação fonoaudiológica neonatal no alojamento conjunto, UCI neonatal e UTI Neonatal, Clínica Pediátrica e UTI Pediátrica, realizando avalição, habilitação e reabilitação das estruturas do Sistema Sensório Motor Oral, bem como de suas funções.

Discussões de casos clínicos com equipe multidisciplinar.

 ▪ Adulto

Atenção ao paciente com distúrbio da deglutição (avaliação, reabilitação e gerenciamento) em todas as clínicas (Médica e Cirúrgica) e UTI adulto. Avaliação no leito das alterações de linguagem adquiridas por distúrbios neurológicos e avaliação clínica vocal. Discussões de casos clínicos com equipe multidisciplinar.​

▪ Triagem Auditiva Neonatal (TANs) e Teste da Linguinha – Ambulatório

As Triagens Auditivas Neonatais e os Testes da Linguinha são realizados via ambulatorial, após o 8º dia do nascimento da criança. Na população indígena, são realizados durante a internação, no próprio alojamento conjunto.

 ▪ Equipe:

Daniela Jardim Bender Morandi – UCI e UTI Neonatal

João Henrique Honorato de Carvalho – Clínicas

Renata Abreu Moreira Coimbra – Maternidade 

 ▪ Normas e Rotinas da Fonoaudiologia

ODONTOLOGIA

O serviço de odontologia hospitalar tem como objetivo prevenir, diagnosticar e tratar as manifestações bucais de doenças sistêmicas, assim como os problemas de origem odontogênica, nos indivíduos hospitalizados. Internar e atender pacientes que necessitem de resguardo hospitalar para atendimentos cirúrgico-odontológico.

O cuidado odontológico inclui desde ações preventivas de higiene bucal até atendimento especializado para tratamento de mucosites, infecções, doenças auto-imunes, dentre outros que manifestam-se nas regiões bucais e peribucais.

Os tratamentos eletivos restauradores e reabilitadores são referenciados para outros serviços da rede, após sua alta.

O serviço de odontologia do HU-UFGD atende as demandas gerais do hospital em diversos setores como UTIs, Clínicas e Ambulatório, atendimento odontológico para bebês, gestantes e puérperas no alojamento conjunto, cirurgias de Pessoas com Necessidades Especiais (PNE) e capacitações para a equipe.

Além disso, o serviço abre a oportunidade para os alunos do curso de odontologia de uma instituição privada, realizar visita técnica, para ampliação de conhecimentos e das especialidades da odontologia.

 ▪ Funcionamento:

De segunda a sexta-feira, no período matutino.

 ▪ Equipe:

Maurício Hidemi Shimada

 ▪ Normas e Rotinas da Odontologia

PSICOLOGIA HOSPITALAR

O serviço de Psicologia Hospitalar no HU-UFGD foi implementado em 2010 a partir de concurso público e em 2014 foi ampliado com a chegada de novos profissionais.

O serviço tem como finalidade atender demandas de pacientes, familiares e/ou responsáveis visando o bem-estar físico e emocional dos indivíduos envolvidos na relação de produção de saúde e de cuidado. Promove intervenções direcionadas à relação do paciente com o adoecer, com a hospitalização e com as repercussões emocionais que emergem neste processo.

O serviço contempla atendimentos nas seguintes unidades do HU-UFGD: Alojamento Conjunto, Centro Obstétrico e Pronto Atendimento Ginecológico e Obstétrico, Unidade de Terapia Intensiva Neonatal e Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal, Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica e Unidade de Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente, Unidade de Terapia Intensiva Adulto, Unidade de Clínica Médica e Unidade de Atenção Psicossocial.​

 ▪ Funcionamento:

De segunda a sexta-feira, no período diurno.

 ▪ Equipe:

Adalberto Vital dos Santos Junior – Psiquiatria

Francyelle Marques de Lima – UTI Adulto

Larissa Beatriz Andreatta – Clínica Médica

Leidimara Cristina Zanfolim – UTI e UCI Neonatal

Nádia Dan Bianchi – UTI e Clínica Pediátrica

Terezinha Inês Bonfim – Maternidade 

 ▪ Ramal: 3227

 ▪ Normas e Rotinas da Psicologia Hospitalar

SERVIÇO SOCIAL

O Serviço Social do HU-UFGD tem por finalidade o enfrentamento das expressões da questão social, com atuação profissional em uma perspectiva totalizante, baseada na identificação dos determinantes sociais, econômicos e culturais das desigualdades sociais, mediante estratégias que busquem reforçar ou criar experiências nos serviços que efetivem o direito social à saúde.

As atribuições e competências das(os) Assistentes Sociais sejam aquelas realizadas na saúde ou em outro espaço sócio ocupacional, são orientadas e norteadas por direitos e deveres constantes no Código de Ética Profissional e na Lei de Regulamentação da Profissão, que devem ser observados e respeitados, tanto pelas(os) profissionais, quanto pelas instituições empregadoras:

Compete ao Assistente Social que exerce suas atribuições na área assistencial do HU-UFGD:

  • Planejar soluções, organizar e intervir em questões relacionadas à saúde e manifestações sociais do paciente e trabalhador, para elaboração, implementação e monitoramento do Serviço Social, com foco na promoção da saúde;
  • Realizar acolhimento aos usuários (pacientes, famílias e acompanhantes) e a rede de apoio social nas Unidades de Internação;
  • Atender e acompanhar sistematicamente os usuários (pacientes, famílias e acompanhantes) que estão internados, fortalecendo vínculos, identificando demandas, realizando orientações e/ou encaminhamentos necessários para Rede de Atendimento Social;
  • Identificar a situação sociofamiliar (habitacional, trabalhista e previdenciária) dos usuários (pacientes e famílias) com vistas a construção do perfil socioeconômico para possibilitar a formulação de estratégias de intervenção, na perspectiva de torná-las sujeitos do processo de promoção, proteção, prevenção e recuperação da saúde;
  • Prestar atendimento aos familiares, compreendendo que a família vivencia juntamente com o paciente seu processo de saúde e doença.
  • Realizar contato e/ou visitas institucionais à Rede de Apoio e de Proteção Social do usuário (paciente e família), quando necessário, para viabilidade de encaminhamentos formalizados, favorecendo processos de referência e contrarreferência;

 ▪ Equipe:

Lina Ferreira Dutra de Araújo – Maternidade

Luisa Barros Piovano Borges – UTI e Clínica Pediátrica

Roselâine de Lurdes Godinho dos Santos – UTI e UCI Neonatal

Simara de Sousa Elias – UTI Adulto e Clínica Médica

 ▪ Ramal: 3004

 ▪ Normas e Rotinas do Serviço Social

TERAPIA OCUPACIONAL

O Terapeuta Ocupacional é um profissional responsável pela prevenção e o tratamento de indivíduos portadores de alterações cognitivas, afetivas, perceptivas e psico-motoras, decorrentes ou não de distúrbios genéticos, traumáticos e/ou de doenças adquiridas, através da sistematização e utilização da atividade humana como base de desenvolvimento de projetos terapêuticos específicos, na atenção básica, média complexidade e alta complexidade (Coffito, 2016).

No HU-UFGD, o terapeuta ocupacional atende pacientes e familiares que apresentem perdas e/ou alterações na sua autonomia, na participação social, e no exercício adequado de papéis ocupacionais decorrentes do processo de adoecimento, promovendo, por meio do engajamento nas ocupações humanas, a reestruturação do seu cotidiano e o desempenho ocupacional satisfatório.

Atendimento da Terapia Ocupacional é realizada na Unidade Psicossocial e na Clínica Pediátrica.

 ▪ Equipe:

Cleide de Fátima Guarizo (Responsável Técnica da Terapia Ocupacional) – Clínica Pediátrica

Grazielle Franco Ferro da Costa Rodrigues – Psiquiatria

▪ Normas e Rotinas da Terapia Ocupacional

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  • Hospitais Universitários
    • Região Centro-Oeste
      • HC-UFG - Hospital das Clínicas da UFG
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      • HUJM-UFMT - Hospital Universitário Júlio Müller
      • Humap-UFMS - Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian
      • HU-UFGD - Hospital Universitário da Grande Dourados
    • Região Nordeste
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      • Huab-UFRN - Hospital Universitário Ana Bezerra
      • HUAC-UFCG - Hospital Universitário Alcides Carneiro
      • HUJB-UFCG - Hospital Universitário Júlio Bandeira
      • HUL-UFS - Hospital Universitário de Lagarto
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      • HUPAA-Ufal - Hospital Universitário Professor Alberto Antunes
      • Hupes-UFBA - Hospital Universitário Professor Edgard Santos
      • HU-UFMA - Hospital Universitário da UFMA
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      • HU-UFS - Hospital Universitário da UFS
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      • MEJC-UFRN - Maternidade Escola Januário Cicco
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      • Huap-UFF - Hospital Universitário Antônio Pedro
      • Hucam-Ufes - Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes
      • HUGG-Unirio - Hospital Universitário Gaffrée e Guinle
      • HU-UFJF - Hospital Universitário da UFJF
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      • Quadro de Execução de Despesas, por Unidade Orçamentária
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      • Política de Transações com Partes Relacionadas
      • Política de Dividendos
      • Despesas
      • Painel de Informações Orçamentárias e Financeiras
      • Painel de Informações sobre Emendas Parlamentares
      • Demonstrações Financeiras
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      • Contratos de Objetivos/Acordo Organizativo de Compromissos
    • Licitações e Contratos
      • Adesões
      • Atas de Registro de Preços
      • Chamamentos Públicos
      • Compras Centralizadas
      • Contratos
      • Credenciamento
      • Dispensas
      • Dispensas e Inexigibilidade
      • Doação de Bens Inservíveis
      • Empresas/Licitantes inidôneos, Suspensos e/ou Impedidos
      • Inexigibilidade
      • Inteiro Teor dos Processos de Compra
      • Legislação e Normas de Licitações e Contratos
      • Licitações
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      • Pré-Qualificação
    • Servidores ou Empregados Públicos
      • Sobre
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      • Informações sobre Contratados
      • Legislação e Normas de Gestão de Pessoas
    • Informações Classificadas
    • Serviço de Informação ao Cidadão (SIC)
      • Informações sobre Serviço de Informação ao Cidadão (SIC)
      • Modelo de Formulários de Solicitação de Informação e Recurso
      • Link para a Plataforma Integrada de Ouvidoria e Acesso à Informação (FALA.BR)
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      • Orientações e Modelos
      • Perguntas Frequentes
      • Melhores Práticas
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    • Boletim de Serviço
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    • Gestão do Patrimônio
    • Avaliação de Resultado Regulatório
    • Correição
      • Titular da Unidade Setorial de Correição
      • Competências
      • Normas
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      • Corregedoria Capacita
      • Portal dos Comissários
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    • Carta Anual de Políticas Públicas e Governança Corporativa
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      • Quadro de Pessoal e Remuneração
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    • Informações de interesse coletivo ou geral por elas produzidas ou custodiadas
    • Rol anual de informações desclassificadas e documentos classificados
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      • 1° semestre 2025
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    • Gestão Estratégica
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      • 2022
      • Responsáveis pela Prestação de Contas 2021
      • Responsáveis pela Prestação de Contas 2020
    • Gastos com Diárias e Passagens
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      • Sobre a Transparência
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      • CH-UFC
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