Notícias
BIOSSEGURANÇA
Campanha alerta para os riscos de usar jaleco e privativo no ambiente do refeitório
A Comissão de Biossegurança do Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (HU-UFGD) iniciou nesta terça-feira (24) uma campanha informativa para conscientizar colaboradores, residentes e acadêmicos das diversas áreas a respeito dos riscos e contraindicações de se frequentar o refeitório do hospital, nos horários das refeições, trajando jalecos ou vestimentas privativas que são utilizados nos ambientes da assistência.
Para elaborar a campanha, a Comissão se embasou em legislação específica e normativas já em vigor, como a Resolução n. 53, de 9/11/2015, do próprio HU-UFGD, que aprova a regulamentação do fornecimento de refeições, instituindo rotinas e procedimentos relativos ao uso do refeitório; a Lei Estadual n. 3.769, de 4/11/2009, que proíbe os profissionais que atuam na área da saúde de utilizarem jalecos e aventais, com os quais trabalham, fora do ambiente de atuação, a fim de evitar contaminação por bactérias e demais germes; e o item 32.2.4.6.2 da Norma Regulamentadora n. 32, que determina que os trabalhadores não devem deixar o trabalho com os equipamentos de proteção individual e as vestimentas utilizadas em suas atividades laborais.
Com o objetivo facilitar a adesão ao cumprimento das normas, a Comissão de Biossegurança instalou cabides nas duas entradas do refeitório, onde os jalecos podem ser pendurados. Ainda no corredor, banners e panfletos informam sobre os objetivos da campanha.
“Percebemos que a receptividade foi muito grande e que as pessoas, na realidade, já sabem que não é adequado ir ao refeitório com o jaleco ou o privativo. Então, acreditamos que não será difícil que a comunidade hospitalar abandone esse hábito”, avalia o presidente da Comissão de Biossegurança, Maurício Shimada.
Em continuidade à mobilização, a partir do dia 2 de maio, próxima quarta-feira, a restrição ao uso dos jalecos e privativos no refeitório será intensificada, e não será servida refeição aos colaboradores que estejam trajando essas vestimentas.