Notícias
AÇÕES
Setor de Tecnologia da Informação e Saúde Digital do HC-UFG renova parque computacional da instituição e base de dados
Na última semana do mês de junho, o Setor de Tecnologia da Informação e Saúde Digital (SETISD) do Hospital das Clínicas da UFG, o qual é vinculado à Rede Ebserh (HC-UFG/Ebserh), deu início à renovação da base de dados da instituição e também ao parque computacional. A ação contou com o apoio da Superintendência, Gerência Administrativa, Gerência de Atenção à Saúde e Fundação de Apoio ao Hospital das Clínicas da UFG (Fundahc). O objetivo é adequar os serviços de saúde à modernidade, a fim de promover segurança e qualidade aos pacientes.
A mudança começou no dia 24/06, com a atividade de migração do servidor ORACLE para um nova máquina, visto que a antiga apresentava constantes problemas e não possuía uma política de backup diário para a sua base de dados. Segundo o Chefe do Setor, Alessandro Carvalho da Fonseca, a nova estrutura contará com o Ambiente Standby, que permite restaurar dados rapidamente e em tempo real, caso aconteçam falhas; adição do Ambiente de Homologação, um espaço dedicado para testar e validar atualizações e alterações antes de implementá-las em ambiente de produção; e backup diário da base de dados e do banco operacional como um todo. A atividade também atingiu o objetivo de desabilitar a rede 192.168, fazendo com que o HC-UFG esteja em conformidade com a rede proposta pela EBSERH desde a sua adesão a esse Hospital.
A equipe da SETISD também deu início à renovação do parque computacional, que permite um ambiente de trabalho mais eficiente e adequado às necessidades dos profissionais de saúde do HC-UFG. No serviço de Patologia, ligado à Unidade de Análises Clínicas e Anatomia Patológica, por exemplo, foram disponibilizados cinco computadores para obter diagnósticos mais rápidos e precisos. Também foi disponibilizado um computador exclusivo para o exame de eletroencefalograma. “Esta aquisição permitirá um suporte avançado e preciso para os exames realizados na área, contribuindo significativamente para o diagnóstico e tratamento de nossos pacientes”, avalia Alessandro da Fonseca.
"A renovação do parque computacional do HC-UFG é um importante passo rumo à modernização e aprimoramento de nossos recursos tecnológicos e tem como objetivo proporcionar um ambiente de trabalho mais eficiente e atender às necessidades de nossos profissionais de saúde”, destacou o chefe da STISD.
Segundo ele, nesta fase inicial foi priorizada a aquisição de computadores para as áreas assistenciais, porém a renovação do parque computacional não se limita apenas a esses setores mencionados. “Estamos cientes da importância de fornecer equipamentos modernos para todos os ambulatórios do HC-UFG. Por essa razão, assim que as obras nesses locais forem concluídas, serão destinados outros 89 computadores para os ambulatórios, garantindo que nossos profissionais de saúde tenham acesso aos recursos necessários para realizar seu trabalho de forma eficiente”.