Notícias
Capacitação
Profissionais e residentes de fisioterapia e de enfermagem participam de reunião científica sobre ventilação mecânica invasiva
Na última sexta-feira, 15/09, profissionais e residentes de fisioterapia e de enfermagem do HC-UFG e da Secretaria Estadual de Saúde de Goiás (SES-GO) participaram de uma reunião científica de Terapia Intensiva, com o tema “Umidificação da via aérea em Ventilação Mecânica Invasiva: Filtro HME ou Umidificador Aquecido?”, com o professor Dr. Érickson Alcântara. O evento ocorreu no auditório do 6º andar do Edifício de Internação e contou com 46 participantes.
O objetivo da aula de hoje foi trazer conhecimento, capacitação e atualização sobre os diferentes tipos de umidificação da via aérea em pacientes que estão em sistema de ventilação mecânica invasiva. “Essa aula serviu para apontar caminhos com base em ciência e evidências de como fazer a escolha do sistema de umidificação da via aérea, que pode ser por meio de um sistema de umidificação aquecido ou por meio de um sistema de umidificação passiva”, descreveu Érickson Alcântara.
O professor destacou que a escolha do sistema de ventilação mecânica é muito importante para proporcionar ao paciente mais conforto em sua respiração. “Na aula de hoje não queremos apontar erros e falhas, mas vantagens e desvantagens na decisão e escolha do sistema de ventilação aquecida ou de umidificação da via aérea de pacientes que estão em ventilação mecânica. Nós entendemos que existe um caminho a ser seguido e esse caminho vai fazer parte de uma decisão de um conjunto de condições clínicas que podem favorecer o doente a ter uma via aérea umidificada, controlada e apto a ter uma respiração confortável”.
A reunião foi promovida pelo Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 11ª Região e contou com o apoio da Associação Brasileira de Fisioterapia Cardiorrespiratória e Fisioterapia em Terapia Intensiva (Assobrafir).