Notícias
EBSERH EM AÇÃO | MAIOR DA HISTÓRIA
Mutirão “Dia E” do último sábado (13) realizou mais de 3 mil atendimentos no HC-UFG, reduzindo filas do SUS
Brasília (DF) – Meta mais uma vez ultrapassada! A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e o Ministério da Saúde realizaram, neste sábado (13), o maior mutirão de exames e cirurgias da história do Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil. No terceiro “Dia E: Ebserh em Ação” de 2025, foram 54.068 consultas, cirurgias, exames e procedimentos especializados em um único dia nos hospitais universitários federais. O HC-UFG realizou 274 consultas, 2.821 exames e 38 cirurgias.
O paciente César Augusto Oliveira foi um dos pacientes que passou por cirurgia no mutirão. Ele realiza tratamento oncológico no HC-UFG desde 2023 e aguardava há seis meses para fazer uma biópsia. “Eu estou muito confiante. Eu fiz quimioterapia durante oito meses, depois radioterapia durante um mês, e agora estou fazendo o acompanhamento de rotina e, por isso, estou aqui para fazer essa biópsia e ver se Deus me deu a cura”, relatou.
Já o paciente Natanael Reis Rocha realizou uma tomografia e se surpreendeu com a agilidade em que foi chamado. “O pedido foi feito no dia 19 de novembro e hoje já estou aqui para fazer meu exame. Estou participando do mutirão e estou sendo muito bem atendido”, afirmou.
Durante o evento, o superintendente do HC-UFG, José Garcia Neto, agradeceu a todos colaboradores do HC-UFG/Ebserh pelo esforço e empenho para a realização do mutirão. “Nessa ação tripartite, nós somos aqui uma ponta de lança, que está sempre pronta a agir com a nossa capacidade naquilo que nos é devido e no que nos é responsabilizado. Temos que agradecer muito a essa plateia que está hoje aqui, pois ela representa os líderes de todos que estão trabalhando hoje aqui, que estão no front da batalha”, destacou.
José Garcia Neto falou da importância do Programa Agora tem Especialistas para a saúde pública e a relevância dos hospitais universitários federais para a concretização do programa. “A saúde pública sempre foi crítica e o ministro Padilha colocou como fator de prioridade essa questão do acesso aos especialistas, que sempre foi um déficit, um grande abismo por falta de capacidade de assistência do sistema de saúde, que por muito tempo recorria aos parceiros privados. Então, agora o Governo Federal tem apostado e os hospitais federais de ensino são a ponta, são hospitais públicos fazendo a assistência pública. E hoje esses hospitais estão sendo muito apoiados pela Universidade e pelo Governo Federal.”
O prefeito de Goiânia, Sandro Mabel, esteve presente no mutirão e elogiou a iniciativa do Governo Federal e do Ministério da Saúde com a realização desta ação. O senador Vanderlan Cardoso, também presente no evento, anunciou seu compromisso em destinar, por meio de emenda parlamentar, um equipamento de PET scan para Goiás, o primeiro do Estado e que será instalado no HC-UFG. O Diretor de Programas do Ministério da Saúde, Nilton Pereira Júnior, agradeceu a parceria da Ebserh e HC com o Ministério da Saúde para a realização dos mutirões e destacou a inauguração recente do acelerador linear no HC-UFG para o tratamento de câncer, único no Estado de Goiás que será ofertado somente para usuários do SUS.
Pelo Brasil
Os 45 hospitais universitários federais da Rede Ebserh ampliaram a oferta de consultas, exames e procedimentos especializados em todo o país. O ministro da Educação, Camilo Santana, destacou que quase 5 mil profissionais da saúde e residentes da Ebserh atuaram no mutirão. “É determinação do presidente Lula: ele sempre tem nos ensinado a cuidar das pessoas, e reduzir o tempo de espera delas para fazer uma cirurgia, por exemplo, é parte deste compromisso”.
Padilha considerou este o maior mutirão da história do Sistema Único de Saúde. “Pela primeira vez, além dos hospitais universitários, as Santas Casas, hospitais filantrópicos e instituições privadas que atendem pelo Agora Tem Especialistas participaram de um esforço nacional conjunto. Esse é o SUS mostrando sua força e sua capacidade de mobilização”, afirmou o ministro da Saúde.
Segundo Arthur Chioro, presidente da estatal, “foi mais uma oportunidade de garantia de acesso às pessoas que esperam há muito tempo nas filas e, ao mesmo tempo, de aprimoramento dos nossos estudantes e profissionais, afinal de contas, somos hospitais universitários e temos compromisso com o SUS e com o ensino”.
Ebserh em Ação
A mobilização faz parte do Ebserh em Ação, iniciativa nacional que integra o Agora Tem Especialistas, programa do Governo Federal que tem ampliado a oferta de consultas, exames e procedimentos especializados em todo o país. Nas duas edições anteriores do “Dia E” – em julho e setembro -, foram realizados 46.754 atendimentos. Com esta de dezembro, a estatal ultrapassou, assim, a marca de 100 mil procedimentos nos três mutirões.
Sobre a Ebserh
Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Reportagem: Danielle Campos e Thalízia Ferreira
Coordenadoria de Comunicação Social da Rede Ebserh