Notícias
ASSISTÊNCIA
HC-UFG finaliza o VIII Curso Básico de Cuidados Paliativos
Goiânia (GO) – O Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás (HC-UFG) finalizou a oitava edição do Curso Básico de Cuidados Paliativos para colaboradores do HC e profissionais externos. A atividade contou com 10 aulas presenciais (uma por semana), com quatro horas, cada, e apresentação de TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) dos cursistas e exigência de 75% de assiduidade.
O curso foi realizado entre setembro e novembro e abordou de forma multidisciplinar desde conceitos introdutórios até temas mais avançados relacionados ao cuidado de pacientes com doenças graves que ameaçam a vida, promovendo a prevenção e o alívio do sofrimento.
“O curso recebeu ótimos feedbacks, tanto dos alunos de diversas áreas da saúde quanto dos palestrantes, que destacaram a qualidade do conteúdo, a organização e o forte engajamento nas discussões. Nessa edição, recebemos especialistas renomados tanto de Goiânia quanto de outros Estados, conferindo ao curso uma formação ampla e atualizada, reafirmando o compromisso da Comissão de Cuidados Paliativos do HC-UFG/EBSERH com a qualificação permanente das equipes”, destacou a coordenadora do Curso e vice-coordenadora da Comissão, Amanda Queiroz.
Amanda ressaltou que, além das aulas teóricas e atividades práticas, houve uma proposta pedagógica diferenciada nessa edição. “Os participantes foram divididos em quatro grupos, cada um orientado por um profissional da área. Os grupos desenvolveram apresentações sobre espiritualidade em cuidados paliativos, seguidas da elaboração de propostas de intervenção institucional. Esses documentos serão avaliados pela Comissão de Cuidados Paliativos do HC-UFG e, havendo viabilidade, poderão ser lapidados e incorporados como melhorias nos processos assistenciais e no cuidado aos nossos pacientes”, afirmou Amanda Queiroz.
A aula inaugural, realizada em 3 de setembro, tratou da avaliação e classificação em Cuidados Paliativos, ministrada pela professora Isadora Teixeira e pelo médico paliativista Ricardo Borges da Silva, que conceituou os cuidados paliativos.
“Eles são prestados por uma equipe multiprofissional a pacientes que enfrentam doenças ameaçadoras à vida e têm como objetivo reduzir o sofrimento físico, emocional, social e espiritual. O paciente e a família são considerados um binômio para o cuidado, uma vez que o sofrimento provocado pela doença se estende ao entorno afetivo do paciente e o suporte ao luto faz parte desse cuidado”, comentou o geriatra Ricardo Borges.
As aulas abordaram ainda os aspectos bioéticos em Cuidados Paliativos, apresentados pelas professoras Cacilda Oliveira e Elisa Costa; o Plano de Cuidado Avançado, conduzido pelos médicos Igor Cabral e Amanda Vitoy. “O cuidado paliativo é uma abordagem que protege o paciente, melhora desfechos, reduz sofrimentos e adequa melhor as intervenções e tratamentos e, com isso, fortalece a dignidade em todas as fases do adoecimento do paciente”, pontuou Igor Cabral.
Para o especialista, essa abordagem tem ganhado visibilidade porque representa uma mudança necessária na forma de cuidar. “A atenção em saúde precisa ir além do tratamento da doença, devendo priorizar também o alívio do sofrimento, a comunicação clara e o respeito às escolhas do paciente”, ressaltou Cabral.
O curso prosseguiu apresentando os Aspectos Nutricionais em Cuidados Paliativos, em aula conduzida pelas nutricionistas Lívia Oliveira e Grazielle Teles; a aula sobre os Aspectos Psicossociais foi ministrada por Mariana Machado, Érika Fontes e Patrícia Oliveira; e os Aspectos Espirituais, com Nusa Silveira e Bruno Oliveira.
O módulo Comunicação de Más Notícias foi ministrado por Ricardo Borges; enquanto o Manejo de Dispneia e Outros Sintomas foi apresentado novamente pelas professoras Isadora Teixeira e Anna Ferreira. As últimas aulas foram Cuidados Paliativos Pediátricos, com Fernanda Peixoto e Maíra Iottke; e Manejo da Dor, com Igor Cabral, Vivianne Melo e Caroline Louzada.
Trabalho coletivo
A professora Nusa Silveira, que também é assistente espiritual em Cuidados Paliativos do HC, foi uma das orientadoras dos TCCs apresentados destacando que o trabalho final do curso teve como eixo temático a elaboração de um protocolo de atendimento espiritual, desenvolvido sob orientação dos profissionais que integram o Núcleo de Assistência Espiritual em Cuidados Paliativos (NAE-CP) do HC-UFG.
“A construção desse documento ocorreu de forma colaborativa, com cada grupo assumindo uma etapa específica do processo. Dessa maneira, um dos grupos dedicou-se à definição dos conceitos de espiritualidade e religiosidade; outro elaborou um fluxograma para o encaminhamento das demandas ao NAE-CP; um terceiro grupo descreveu as principais características das tradições religiosas mais prevalentes no contexto brasileiro; e, por fim, um quarto grupo propôs a inclusão de instrumentos de avaliação da espiritualidade apropriados para pacientes em cuidados paliativos”, enumerou Nusa.
Além de Nusa Silveira, atuaram como orientadoras dos TCCs: Ana Silvestre, Danielle Cunha e Angela Vieira.
Rede Ebserh
O HC-UFG faz parte da Rede Ebserh desde dezembro de 2014. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Moisés de Holanda
Coordenadoria de Comunicação Social