Notícias
HUMANIZAÇÃO
HC UFG adquire 206 poltronas para acompanhantes
O Hospital das Clínicas da UFG adquiriu, neste mês de janeiro, 206 poltronas hospitalares reclináveis para acomodar acompanhantes. A aquisição das poltronas foi solicitada pelo Grupo de Trabalho em Humanização (GTH) do HC-UFG, que buscou oferecer conforto e descanso aos acompanhantes de pacientes internados, especialmente àqueles que precisam passar as noites no hospital, junto aos pacientes.
As poltronas possuem capacidade de carga mínima de 120 quilos, são totalmente reclináveis, permitindo várias posições e retorno automático da posição por acionamento por dispositivo lateral através de molas. O assento, encosto, braços e descansos para os pés são anatômicos, estofados em espuma de alta densidade e revestidos em courvim, um material de fácil higienização. Todas as partes metálicas receberam tratamento antiferruginoso e são pintadas com material de excelente resistência química e mecânica.
As poltronas substituíram as cadeiras de fio e de plástico anteriormente utilizadas pelos acompanhantes. Segundo a coordenadora do GTH do HC-UFG, Eulange de Sousa, a aquisição das poltronas foi fundamental para proporcionar aos acompanhantes uma melhor acomodação e descanso. “Muitos passam até meses no hospital acompanhando um paciente, por isso é importante que o hospital se preocupe não somente com o paciente, mas também com o acompanhante”, destacou Eulange.
Creunice Pereira da Paixão, 63 anos, acompanha o marido, Hailton Orcílio da Paixão, que está internado na Clínica Médica do HC-UFG desde a última terça-feira (24/01). Ela lembra que há um ano, quando seu marido esteve internado no HC para fazer uma cirurgia, ela teve que passar algumas noites sentada em cadeiras de fio ou de plástico para acompanhar o marido. “Eu precisava colocar cobertores para sentar nas cadeiras para deixá-las macias, quando não era preciso disputá-las com outros acompanhantes”, recordou Creunice. Para Hailton Orcílio da Paixão, a qualidade da internação no HC melhorou muito. “Se for preciso dar uma nota, eu dou nota onze”, ressaltou Hailton ao se referir às novas poltronas e aos leitos de internação.
As poltronas foram distribuídas entre as clínicas de internação, Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), maternidade e pronto socorro do HC. O investimento foi da ordem de R$ 206 mil, provenientes de recursos alocados de emendas parlamentares de deputados e senadores goianos no Congresso Nacional.