Notícias
CONHECIMENTO
Gestores do HC-UFG recebem capacitação em Comunicação Assertiva
Goiânia (GO) - Os gestores do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás (HC-UFG) passaram por uma capacitação em Comunicação Assertiva, no último dia 21, na modalidade on-line (via plataforma Microsoft Teams). A instrutora foi a enfermeira Elizandra Pereira Trindade, chefe da Unidade de Centro Obstétrico da Maternidade Escola Januário Cicco, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (MEJC-UFRN) - unidade que, a exemplo do HC, também integra a rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).
A ação foi organizada pela Unidade de Desenvolvimento de Pessoal (UDP), estrutura ligada à Divisão de Gestão de Pessoas (DivGP) do HC-UFG, e teve como objetivo proporcionar habilidades para a construção de uma comunicação efetiva como meio para atingir os propósitos organizacionais. “A comunicação assertiva evita possíveis conflitos oriundos da desinformação e ajuda a promover um ambiente de trabalho mais colaborativo e produtivo”, explica a chefe da UDP, Renata Moura.
A capacitação abordou temas como a comunicação assertiva no processo de liderança; comunicação ascendente, descendente e horizontal; métricas e avaliação da comunicação na gestão; comunicação em momentos de mudança; e comunicação como ferramenta essencial para a gestão.
“A comunicação assertiva aprimora os relacionamentos institucionais e viabiliza o fluxo eficiente da comunicação, a segurança do teor das informações transmitidas, o respeito mútuo e o fortalecimento da gestão de hierarquia, além de colaborar no exercício da liderança construtiva”, comenta Renata Moura.
REDE EBSERH
O HC-UFG faz parte da Rede Ebserh desde dezembro de 2014. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Moisés de Holanda
Coordenadoria de Comunicação Social