Notícias
ESPECIAL
Dia das Mães no HC-UFG: música, lembranças, mensagens e muito carinho para as mamães colaboradoras e pacientes
Ser mãe é uma missão que torna a mulher mais forte e corajosa para enfrentar os desafios da vida em defesa de seus filhos. Todo cuidado, esforço, amor e carinho que elas dedicam aos seus merecem sempre ser lembrados. E, para homenageá-las, em comemoração ao Dia das Mães, o Hospital das Clínicas da UFG, vinculado à Rede Ebserh, preparou uma programação especial do dia 05/05 até domingo, dia 8.
As atividades foram programadas pelo Grupo de Trabalho em Humanização (GTH do HC-UFG), Conselho Local de Saúde e Unidade de Desenvolvimento de Pessoal (UDP)/DivGP, com o apoio do Sindicato das Instituições Federais de Ensino Superior do Estado de Goiás (Sint-Ifes GO) e do Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (SIASS), ligado à Diretoria de Atenção à Saúde do Servidor (DAS)/Propessoas/UFG.
Na manhã de quinta-feira (05/05), o Coral Vozes do Cerrado, composto por servidores aposentados da UFG, se apresentou no hall de entrada do prédio de internação do HC. A cantora e servidora aposentada Maria Lucimar Mendanha iniciou fez uma apresentação solo das músicas Caminhemos (Herivelto Martins) e Fascinação (Versão com base na poesia de Armando Lousada e gravada por Carlos Galhardo). Em seguida, o Coral Vozes do Cerrado, sob a regência do maestro Gilberto José de Araújo, cantou músicas, como A paz (Grupo Roupa Nova), Maria Maria (Milton Nascimento e Fernando Brant), Ode a alegria (Beethoven) e Carinhoso (Pixiguinha).
Na sexta-feira (06/05), houve entrega de lembranças às mamães colaboradoras e às que passavam pelo HC-UFG, apresentação musical com o colaborador Jonas Bastos, que tocou no prédio de Internação, e com Irma Líria e voluntários usuários do HC-UFG no hall do Bloco Ambulatorial. No fundo de tela dos computadores, foi exibida mensagem em homenagem às mamães, bem como narrada uma mensagem pela mamãe e enfermeira Ângela Cristina Bueno Vieira, transmitida no som do edifício de internação.
O hall do Edifício de Internação foi todo decorado com balões em formato de coração, uma iniciativa da Unidade de Desenvolvimento de Pessoal (UDP), e os postos para a entrega das lembranças decorados pela coordenadora do Grupo de Trabalho em Humanização, Ângela Cristina Bueno Vieira. Para a chefe da UDP, Renata Silva Machado de Moura, que é mãe do Lucas, de 1 ano e 7 meses, "a ação promovida pelo HC-UFG em homenagem às mães foi muito gratificante, visto que é um momento em que podemos ver e sentir o acolhimento no ambiente de trabalho, valorizando e entendendo a importância do papel das mães na sociedade".
Para as mamães que estavam presentes no local, foi um momento de alegria e descontração, em que puderam contemplar músicas e ainda serem agraciadas com um “mimo” oferecido pelo hospital.
Segunda a colaboradora Fabrícia Silveira De Carvalho Marques, mãe da Valentina Marques, 8 anos, a ação provida pelo HC-UFG em comemoração ao dia das mães foi de suma importância para todas as colaboradoras e pacientes do HC-UFG: “As homenagens nos proporcionou acolhimento pela equipe promotora, nos levando a refletir sobre como é gratificante esses momentos de reconhecimento da importância da figura materna”, declarou.
Maternidade – ainda em comemoração ao Dia das Mães, o Serviço de Psicologia da Maternidade do HC-UFG promoveu uma ação de reflexão sobre a data, conforme explica a psicóloga Helena Isabel Martins Brandão:
“A Maternidade do Hospital das Clínicas recebe diariamente mulheres internadas por algum motivo delicado que envolve sua vida reprodutiva. Algumas passam meses no hospital acompanhando seu filho internado na UTI neonatal, enquanto os demais filhos ficam em casa ansiando pelo abraço materno. Muitas entram com o bebê no ventre e voltam para casa com os braços vazios. Outras não queriam ser mães e encaram o desafio de construir o amor por esse filho que chegou de repente. Muitas não podem repousar o olhar em um rosto conhecido durante o trabalho de parto por fragilidades em sua rede de apoio. Algumas voltam para casa aliviadas, carregando o bebê envolto em laços e fitas para ficar bem claro para o mundo que se trata de um presente”.
Diante dessa realidade diversa, o HC-UFG/Ebserh, por meio do Serviço de Psicologia, realiza a ação que vai para além de um simples “Feliz Dia das Mães”, direcionado às pacientes. A ação visa promover a reflexão sobre os diversos sentimentos e estados de ânimo que a maternidade evoca nas mulheres (esperança, felicidade, amor, preocupação, medo, cansaço, ansiedade, culpa, desamparo e luto) e está aberta também para os membros da equipe do HC-UFG.
UTI Neonatal – a UTI Neonatal do HC-UFG também envolveu as mãezinhas com muito carinho e reflexão. Houve a entrega de lembrancinhas de óleo essencial de lavanda, para ajudar a relaxar nesses momentos tensos de internação na UTI acompanhando os filhos.