Notícias
Câmara Municipal de Goiânia faz sessão especial em celebração aos 63 anos do HC-UFG
Sessão solene em comemoração aos 63 anos do HC-UFG. Foto: Gustavo Mendes
Goiânia (GO) – O Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás (HC-UFG), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), foi homenageado em sessão solene em comemoração aos seus 63 anos, nesta segunda-feira (31), na Câmara Municipal de Goiânia.
Durante a sessão especial proposta pelo vereador e ex-reitor da UFG, Edward Madureira (PT), autoridades, profissionais da saúde e representantes da Universidade Federal de Goiás ressaltaram a relevância do Hospital das Clínicas da UFG (HC-UFG) para a população goiana. Em seus discursos, os homenageados enfatizaram o papel da instituição na assistência médica, na pesquisa científica e na formação de novos profissionais da saúde.
O superintendente do HC-UFG, Dr. José Garcia Neto, destacou a trajetória do hospital ao longo de 63 anos, ressaltando os desafios enfrentados e as conquistas alcançadas. “Somos o lugar que irradia conhecimento, otimismo e segurança para o restante do nosso país [...] Hoje realizamos o melhor atendimento de saúde possível e somos sem dúvida um dos melhores hospitais da rede federal de ensino na capacidade de formação e na assistência de primeira qualidade à população”, afirmou.
Representando a Universidade Federal de Goiás, a reitora Angelita Pereira, reforçou a importância dos investimentos da rede pública para promover melhorias do hospital. “Nós precisamos da presença das instituições públicas que são as financiadoras para que possamos ter um HC plenamente funcional”, disse.
O vereador e ex-reitor da Universidade Federal de Goiás, Edward Madureira (PT), que propôs da sessão destacou em sua fala momentos importantes da história do hospital para que se tornasse referência em ensino, pesquisa e extensão. ““Nós aprovamos a criação da Fundação de Apoio ao Hospital das Clínicas (Fundahc) em um dos momentos mais difíceis da nossa história com ameaças seguidas de fechamento ao hospital e a Fundahc foi a primeira instituição que socorreu o HC [...] Então, em 2005 me candidato a reitor da UFG e passo a ser umas das pessoas mais frequentes no HC, e íamos trabalhar para retomar as obras do edifício de internações”, afirmou.
Os discursos reforçaram o reconhecimento da sociedade pelo trabalho desenvolvido pelo HC-UFG e a necessidade contínua de investimentos para garantir que a instituição siga oferecendo um serviço de qualidade à população. Na sessão servidores do HC-UFG receberam o Diploma de Honra ao Mérito pelos seus serviços prestados.
História
Neste ano, o HC-UFG completou 63 anos de história em Goiás atuando no atendimento à Saúde Pública, com um balanço positivo de melhorias em infraestrutura e equipamentos médico-hospitalares, na área assistencial, no parque tecnológico e no desenvolvimento de pesquisas e ensino.
Fundado em 1962, o Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás (HC-UFG), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), é uma referência na assistência em saúde, no ensino e na pesquisa no estado de Goiás. O hospital foi criado com o propósito de oferecer atendimento de qualidade à população e, ao mesmo tempo, servir como campo de formação para estudantes e profissionais da área da saúde.
Ao longo de mais de seis décadas, o HC-UFG consolidou-se como um dos principais hospitais universitários do Brasil, expandindo sua infraestrutura, aprimorando serviços e se destacando pelo compromisso com a inovação e o ensino. Atualmente, o hospital atende pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) em diversas especialidades, além de desempenhar um papel essencial na formação de médicos, enfermeiros e outros profissionais da área.
Rede Ebserh
O HC-UFG faz parte da Rede Ebserh desde dezembro de 2014. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.