Notícias
ESTUDO
Artigo publicado na revista Journal of Foot & Ankle pelo grupo de pé e tornozelo do HC-UFG descreve técnica alternativa à amputação
A) Radiografia simples de membros inferiores. B) Quadro clínico.. C) Quadro clínico (vista lateral).
O grupo de cirurgia do pé e tornozelo e de reconstrução e alongamento ósseo, da Unidade do Sistema Músculo-Esquelético do HC-UFG/Ebserh, sob a chefia dos médicos Jefferson Soares Martins e Carlos Eduardo Fraga, publicou artigo na revista JFA - Journal of Foot & Ankle, Vol.15, nº3 (2021), sobre a técnica SUPERankle no tratamento das deformidades do pé e tornozelo na Hemimelia Fibular.
“O artigo inova ao tratar do assunto na literatura nacional e mostra o SUPERankle como técnica de reconstrução nas deformidades complexas do pé e tornozelo, descrita como uma alternativa à amputação, em casos mais graves da doença”, explica Jefferson Martins.
Participaram também da pesquisa qualitativa os médicos Gabriel João Francisco Souza, Marcos Vinícius Muniz Lemos Souto, Rodolfo Amoedo de Castilho Candido Pinto e Túlio Romano Troncoso Chaves.
O SUPERankle foi realizado em pacientes entre os anos de 2019 e 2020, para o tratamento de deformidades do pé e tornozelo em Hemimelia Fibular. Os pacientes incluídos no estudo preencheram critérios anatômicos e psicossociais para reconstrução, conforme estabelecido na literatura, com avaliações clínicas e radiográficas pré e pós-operatórias, para identificar evidências objetivas da correção das deformidades do pé e tornozelo.
O procedimento requer uma equipe cirúrgica experiente e bem treinada. A escolha entre amputação ou reconstrução deve ser o resultado de uma decisão informada pela família, apoiada por uma equipe multidisciplinar.
Hemimelia Fibular
A Hemimelia Fibular é uma malformação congênita onde parte do osso fibular está ausente, e também existe uma diferença de comprimento dos membros, deformidade nos pés e nos joelhos. É uma doença muito rara, que ocorre em 1 em 40.000 nascimentos. Ela pode ser unilateral ou bilateral (afetando as duas pernas), sendo mais rara ainda.
Entre os especialistas, não se sabe o motivo de ocorrer esta malformação congênita. As pesquisas demonstram que os genes que orientam a formação do membro são ativados em uma ordem anormal, na qual ocorre a hemimelia fibular. Outros estudos também demonstraram que mutações isoladas de genes do membro podem levar à doença.
Journal of Foot & Ankle
O Journal of Foot & Ankle Surgery é a principal fonte de artigos originais, com foco clínico sobre o tratamento cirúrgico e médico do pé e tornozelo. Para ler o artigo completo, basta acessar a página https://jfootankle.com/JournalFootAnkle/issue/current