Relatos e Historias
RELATOS DE QUEM CUIDA
"Me sinto muito feliz e honrada em poder proporcionar esses momentos às famílias"
Brasília (DF) - "Trabalho no Hospital Universitário de Brasília (HUB-UnB), vinculado à Rede Ebserh, faz oito anos. Sempre gostei muito da área voltada para a maternidade e sempre desejei trabalhar com bebês. Quando fui designada para essa área, não tive dúvidas que gostaria de fazer um trabalho diferenciado. Dentro do hospital, sempre fui da maternidade; atualmente atuo na sala de parto, nos cuidados com o recém-nascido. Como eu sempre quis fazer um trabalho diferenciado, essa foi a forma que encontrei para realizá-lo, visando a humanização do cuidado.
No início, eu pintava o cartão-padrão do HUB com canetinha; ao longo do tempo, essa personalização foi evoluindo e aí veio a ideia de fazer os meses temáticos também. Junto à essa ideia, comecei a realizar fotos dos bebês em diferentes cenários, tentando aproximar ao máximo a um ensaio fotográfico. Além disso, também tem os carimbos dos “pezinhos” em uma moldura de cartolina ou nos braços dos pais. Hoje, os cartões de identificação são confeccionados por mim por meio da tecnologia e, também, manualmente. Tudo isso com a devida autorização do responsável e da minha chefia.
Os casos que me marcaram bastante foram os bebês do período natalino de 2021, pois a produção vai evoluindo a cada ano; e neste ano, em específico, eu me doei muito. A cada família que passa pelas minhas mãos, eu tenho um carinho especial e individualizado. Sempre fiz questão de explicar o que faço e pedir a autorização da família. Lembro-me que a mãe de um dos “bebês natalinos” aceitou a produção que eu havia sugerido, demonstrando uma alta confiança em mim e em meu trabalho, antes mesmo de eu expor as minhas experiências dessa prática e seus objetivos.
Tendo em vista o
feedback
positivo dos pais e equipe, me sinto muito feliz e honrada em poder proporcionar esses momentos às famílias. Uma das coisas que acho legal sobre esse retorno é que eles falam bastante do quão bem atendidos estão sendo por nós, da maternidade, e que nunca tiveram esse atendimento em lugar nenhum. Isso só ajuda e aumenta a minha vontade de aperfeiçoar o cuidado. Nem falo dessa parte dos cartões ou fotos, mas do cuidado mesmo, do ser humano com outro, do acolhimento e humanização. Essa parte que eu faço é só uma forma de deixar o meu trabalho interessante e ao mesmo tempo doar amor e carinho em cada atendimento feito por mim!”.
Mardilla Jeane Carlos de Oliveira, 44 anos
Enfermeira do HUB-UnB
Sobre a Rede Ebserh
Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh