Galeria de Imagens
COLEGIADOS EXECUTIVOS
Superintendentes e gestores dos hospitais da Rede Ebserh participam de encontro de integração
Brasília (DF) – A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) realiza, desde terça-feira (12), a 3ª edição do Encontro de Integração dos Novos Colegiados Executivos dos hospitais universitários federais (HUFs) vinculados à estatal. O evento apresenta aos novos gestores a estrutura administrativa da Ebserh na forma de uma imersão que seguirá até quinta-feira (14), quando será consolidado o plano de providência com os encaminhamentos, além da apresentação dos planos para diretoria executiva.
Participam da atividade os superintendentes e gerentes do Hospital Universitário de Lagarto (HUL-UFS); do Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe (HU-UFS); do Hospital de Doenças Tropicais (HDT-UFT) e do Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE-UFPel).
O vice-presidente da Ebserh, Daniel Beltrammi, participou da mesa de abertura e ressaltou a atuação da Ebserh em números: os 45 hospitais universitários federais (HUFs) estão em 25 estados brasileiros, com mais de 85 mil trabalhadores da saúde e orçamento superior a R$ 18 bilhões em 2025. No ensino, os HUFs reúnem mais de 55 mil alunos de graduação, cerca de 8.500 residentes em todo o país e mais de 1.000 programas de residência.
“São números que deixam muito claro o fato de que somos sim a maior empresa pública de hospitais do Sul Global e isso nos convoca a cumprir uma missão de exercer o melhor serviço de saúde no nosso país”, defendeu Daniel.
Para Tiago Collares, superintendente do Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE-UFPel), o encontro potencializa o trabalho da estatal. “Grandes aprendizados sairão daqui. São dias de trabalho em conjunto para fortalecer os hospitais. Somos o Sistema Único de Saúde (SUS) e precisamos ser referência de serviço, aproximando ensino, pesquisa, inovação e a assistência em saúde ofertada nas unidades”, afirmou.
Do mesmo modo, Missael Araújo, superintendente do Hospital de Doenças Tropicais (HDT-UFT) ressaltou a relevância do evento para compartilhar experiências. “E a rede tem papel fundamental nessa troca de saberes para o desenvolvimento das nossas unidades hospitalares”, disse.
Além do vice-presidente da estatal, Odete Gialdi, Lumena Furtado, Cristiane Melo, Luciana de Gouvêa, Márcia Fonsêca e Giliate Coelho; diretores de Administração e Infraestrutura, Atenção à Saúde, Ensino e Pesquisa e Inovação, Gestão de Pessoas, Orçamento e Finanças Tecnologia da Informação, respectivamente, também participam do encontro com os novos integrantes da rede.
Sobre a Ebserh
Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Raoni Santos e Geovana Oliveira
Coordenadoria de Comunicação Social da Rede Ebserh