Notícias
TECNOLOGIA
Sistema implantado no HUGV-Ufam possibilita rapidez no diagnóstico por imagem
Manaus (AM) – Foi implantado no Hospital Universitário Getúlio Vargas, da Universidade Federal do Amazonas (HUGV-Ufam), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), o módulo de Telerradiologia do Sistema de Telemedicina e Telessaúde (STT), com funcionalidades para o gerenciamento de imagens médicas por meio do Sistema de Comunicação e Arquivamento de Imagens (PACS). Além de contribuir para melhorar o trabalho dos profissionais de saúde do HUGV-Ufam, o STT PACS proporcionará aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) mais rapidez na obtenção do diagnóstico. Os pacientes poderão acessar os laudos médicos e resultados de exames como tomografia, ressonância, raio-x, ultrassom e mamografia pela internet, através do site: meus-exames-stt.ebserh.gov.br.
O STT PACS foi implantado pela Diretoria de Tecnologia de Informática (DTI) da Ebserh, em articulação com o Setor de Tecnologia da Informação e Saúde Digital (SETISD) do HUGV. A ferramenta PACS é utilizada para facilitar o acesso de profissionais de saúde do hospital, por meio de uma rede segura, em múltiplos computadores com acesso rápido ao sistema para avaliação e diagnóstico por imagem.
A implementação do STT PACS traz alguns benefícios significativos para o hospital, além da rapidez na acessibilidade de imagens, como: redução do espaço físico necessário para armazenamento das imagens, maior fluidez nos fluxos internos, backup e recuperação de imagens, redução de custos operacionais, aumento da sustentabilidade e disponibilização das imagens e laudos dos exames em diversos ambientes do hospital, bem como para os pacientes via internet. O sistema irá permitir também a realização de laudos remotamente por profissionais na Rede Ebserh.
O STT PACS é um sistema de comunicação e arquivamento de imagens médicas por meio do Digital Imaging and Communications in Medicine (DICOM), o qual é um conjunto de normas que garante que as imagens de diagnóstico obtidas em exames, mesmo quando realizadas em equipamentos de diferentes fabricantes, possam ser lidas por qualquer aparelho no formato digital.
“O usuário do sistema poderá ver o resultado do seu exame com mais rapidez, através do HU Digital, no seu próprio celular. Também possibilitará maior agilidade para a própria equipe médica que terá o resultado de todos os exames feitos no STT”, disse Luiz Bernardo Marques Viamonte, coordenador de Desenvolvimento Sistema/DTI/Ebserh.
Para o chefe do SETISD do HUGV-Ufam, Cícero Leite, a implantação do STT e PACS é um avanço para o hospital, já que antes o laudo teria que ser impresso e entregue ao paciente presencialmente. Ele informou que os profissionais do HUGV já estão emitindo laudos no sistema, e todo o fluxo da radiologia está funcionando no STT. Além disso, todas as máquinas de exames por imagem do HUGV estão se comunicando com o sistema.
A chefe da Unidade de Diagnóstico por Imagem, Monira Roberta de Mesquita, destacou que a equipe da unidade recebeu com muito entusiasmo a iniciativa. Segundo ela, o PACS é uma ferramenta importante para a rotina do serviço e trará mais eficiência na emissão de laudos. Ela aponta como uma grande melhoria a disponibilidade das imagens para os médicos assistenciais, com redução das limitações que enfrentavam com o sistema disponível anteriormente.
“Aguardávamos ansiosos pela chegada do STT-PACS, pois usávamos uma versão de um PACS gratuito, com instabilidades. A imagem caía a cada cinco minutos e demorava para carregar na tela. O novo sistema vai impactar em sustentabilidade, como reduzir o uso de papel. Não teremos a necessidade de imprimir exames para pacientes, os médicos e os pacientes poderão acessar as imagens e laudos via QR Code”, finalizou Monira.
Sobre a Ebserh
O HUGV-Ufam faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.