Galeria de Imagens
CAPACITAÇÃO
Saúde Mental e Processo Disciplinar são tema de seminário na Ebserh
Brasília (DF) – A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) realizou, nesta quarta-feira (29), o seminário “Saúde Mental e Processo Disciplinar”. O evento teve como público-alvo profissionais de áreas como controle, jurídico, gestão de pessoas, segurança do trabalho e correição, que participaram de discussões sobre temas ligados às diferentes perspectivas da saúde mental nos âmbitos laboral, trabalhista e previdenciário.
O objetivo do seminário foi trazer segurança jurídica, humanização de processos, respeito a direitos fundamentais e maior eficiência na atuação das comissões disciplinares da Ebserh por meio da capacitação dos servidores envolvidos em processos correcionais.
“Estamos lidando com uma dimensão do sofrimento humano, do processo de saúde, doença que é profundamente atravessado pelas condições de existência, condições materiais de vida, e pelas questões que envolvem a subjetividade, formação, afetos. Portanto, precisamos reconhecer a saúde mental como de extrema complexidade e que vai exigir uma priorização na construção de estratégias. É uma área demandante de concentração em conjunto de atores para poder estabelecer como conduzir a complexidade das suas questões”, pontuou o presidente da Ebserh, Arthur Chioro.
O coordenador da Corregedoria-Geral da Ebserh, Reonauto Souza Junior afirma que o tema “é muito importante porque se relaciona com um assunto de muita preocupação para corregedores, ouvidores e gestores e demais profissionais que trabalham com integridade: o assédio moral. O governo federal e os órgãos têm feito esse esforço para combater e enfrentá-lo, por isso pensamos que é chegada a hora também de discutir a questão da saúde mental nos diferentes âmbitos da Ebserh.
Estruturado por meio de painéis, palestras e oficinas, o seminário “Saúde Mental e Processo Disciplinar” trouxe, dentre os expositores, o presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Gilberto Waller Júnior, peritos médicos do Ministério da Previdência Social (MPS), auditores da Controladoria-Geral da União (CGU) e Receita Federal.
O evento contou ainda com profissionais da própria Ebserh na área de psiquiatria do Hospital Universitário de Brasília (HuB-UnB), bem como de outros órgãos como o Tribunal Regional do Trabalho (TRT) e o Instituto Federal de Goiás (IFG).
Sobre a Ebserh
Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Raoni Santos, com apoio de Elizabeth de Souza e Maria Clara Santinoni (estagiária)
Coordenadoria de Comunicação Social da Rede Ebserh