Galeria de Imagens
Gestão
Reunião do Conselho Consultivo da Ebserh: ex-presidentes debatem projetos e o crescimento da estatal
Brasília (DF) – A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) realizou sua reunião ordinária anual do Conselho Consultivo na terça-feira (18). O encontro reuniu os ex-presidentes da estatal para debater e receber um panorama atualizado das principais ações em andamento, como a execução de projetos do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC), o Exame Nacional de Residência (Enare) – que este ano ocorreu juntamente com o Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed) – e o programa de mutirões Ebserh em Ação.
O atual presidente da Ebserh, Arthur Chioro, iniciou o encontro destacando a importância da empresa no cenário nacional. “A Rede Ebserh já é a terceira maior estatal do Brasil em número de trabalhadores. Representa um compromisso com a reconstrução do nosso país por meio do fortalecimento do SUS e da educação pública de qualidade.”
A relevância da estrutura da estatal foi endossada pelos ex-presidentes, que compõem o Conselho Consultivo (órgão de controle social e apoio). O ex-presidente Newton Lima Neto (gestão junho/2015 a maio/2016) celebrou a consolidação da empresa. “Fico feliz de participar do Conselho Consultivo e ver que o árduo trabalho que tivemos para estruturar esta Estatal, há mais de 10 anos, resultou nas importantes políticas e resultados que estão sendo entregues para a sociedade. Muito gratificante ver a Ebserh consolidada como uma das maiores estatais do país!”
As reuniões anuais do Conselho Consultivo baseiam-se na análise das linhas gerais de políticas e estratégias da empresa. Durante o encontro, o panorama apresentado deu ênfase ao crescimento da área de ensino e formação.
Formação e especialização
O Exame Nacional de Residência (Enare), que vem se consolidando como a principal porta de entrada para programas de residência no país, foi destacado. O ex-presidente Oswaldo de Jesus Ferreira (gestão janeiro/2019 a fevereiro/2023) celebrou o crescimento do exame, iniciado em sua gestão. “É com satisfação que vejo a continuidade e crescimento do Exame Nacional de Residência (Enare), que tem sido importante como política pública e para a formação profissional na área da saúde.”
Em sua sexta edição, o Enare registrou a adesão de 235 instituições de ensino, ofertando mais de 11.362 vagas. As provas ocorreram no dia 19 de outubro, juntamente com o Enamed (Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica).
O foco institucional na área de ensino, pesquisa e inovação também foi reforçado. O ex-presidente Kleber de Melo Morais (gestão julho/2016 a janeiro/2019) elogiou a atual gestão. “Gostaria de cumprimentar a gestão atual da Ebserh, pela criação de uma diretoria específica - a Diretoria de Ensino, Pesquisa e Inovação - para cuidar desta importante área de atuação da Estatal. Fico feliz de ver concretizada.”
Complementando essa área, a Ebserh lançou o programa Rede HU+ em parceria com a Capes e o Ministério da Saúde, destinando R$ 75 milhões em cinco anos para projetos de pós-graduação e extensão. A estatal também conduz, com o CNPq, os programas de Iniciação Científica e Tecnológica (PIC/PIT), oferecendo 665 bolsas. Além disso, 22 de seus hospitais atuarão como instituição formadora no programa Mais Médicos Especialistas, em parceria com a Secretaria de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde (SGTES) do Ministério da Saúde (MS).
Assistência e investimentos
Em relação ao atendimento assistencial, foi apresentado o Ebserh em Ação, que integra o programa "Agora tem Especialistas" do MS. Esta iniciativa realiza mutirões contínuos nos 45 hospitais universitários com o objetivo de reduzir e zerar filas do SUS. O Dia E, um momento específico do programa, já realizou 46.754 atendimentos (cirurgias, consultas e exames) em duas edições. Até o momento da reunião, foram mais de 480 mutirões no ano de 2025.
Por fim, no aspecto de infraestrutura e modernização, a estatal conta com R$ 1.75 bilhão em investimentos por meio do Novo PAC. O recurso está sendo destinado à construção de novos hospitais e à recuperação e modernização da infraestrutura das unidades hospitalares já existentes, beneficiando 27 hospitais da Rede.
Sobre a Ebserh
Vinculada ao Ministério da Educação (MEC) e criada em 2011, a Ebserh administra atualmente 45 hospitais universitários federais. Estas unidades possuem uma dupla missão: atender pacientes do SUS e, simultaneamente, apoiar a formação de profissionais de saúde, além do desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Coordenadoria de Comunicação Social da Ebserh