Notícias
FOCO NO PACIENTE
Residentes de hospital da Rede Ebserh na Bahia criam receita médica ilustrada
Cartela adesiva criada com ilustrações como sol e lua ajudam os pacientes a identificarem o momento correto de usar os medicamentos prescritos
Brasília (DF) – Humanizar a relação médico-paciente e acabar com o mito da receita ilegível. As médicas residentes Ana Elisa Almeida, do setor de Infectologia, e Mariana Fontes, de Psiquiatria, tiveram uma ideia inovadora para auxiliar pacientes a entenderam o receituário dos remédios. Trata-se uma cartela com adesivos ilustrados que mostram, de forma lúdica, por exemplo, o sol e lua para representarem, respectivamente, o dia e a noite, além de ilustrações para identificar inalações e injeções.
A dupla, que atende no Complexo Hospitalar Universitário Professor Edgard Santos da Universidade Federal da Universidade Federal da Bahia e vinculado à Rede Ebserh (Hupes-UFBA/Ebserh), escolheu um jeito diferente de lidar com seus pacientes, fazendo receitas que são mais visuais e fáceis de entender. O resultado é a maior compreensão da receita, o modo de utilizar o remédio, além da facilidade do manejo do receituário.
“O foco são os pacientes analfabetos, mas também a ideia é esclarecer, de forma didática, uma receita. Não se trata apenas de pacientes que não sabem ler. Há aqueles que têm muitos remédios para ministrar. Foi assim que decidimos criar uma receita didática em que não houvesse dificuldades de entender o que está prescrito. Nosso foco é a humanização e isso inclui uma linguagem acessível ao paciente”, descreve a residente Mariana Fontes.
A dupla esclarece que a prática de receitas didáticas é utilizada na medicina da família. No entanto, a experiência tem dado certo no atendimento ambulatorial. “Eu já passei pela medicina da família e vi que lá se usa uma linguagem mais acessível. Por que não trazer para dentro do ambulatório mais especializado. Queremos modificar não só a estética de uma receita de infectologia ou psiquiatria, mas fazer com que o paciente se sinta seguro a ministrar a quantidade de remédios e seu correto uso”, disse Ana Elisa Almeida.
Sobre a Rede Hospitalar Ebserh
O Complexo Hospitalar Universitário Professor Edgard Santos faz parte da Rede Hospitalar Ebserh desde de dezembro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.
Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, a os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede de Hospitais Universitários Federais atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.
Coordenadoria de Comunicação Social da Rede Ebserh