Notícias
EBSERH EM AÇÃO
Pacientes são beneficiados em Mutirão de Cirurgias Urológicas do Huol-UFRN
Natal (RN ) - Dezesseis pacientes já regulados para o Hospital Universitário Onofre Lopes (Huol-UFRN) foram beneficiados pelo Mutirão de Cirurgias Urológicas, que integrou a iniciativa nacional “Ebserh em Ação: Mais Especialistas”, ao longo deste mês. Os profissionais envolvidos na ação realizaram cirurgias de vasectomia e postectomia (circuncisão). O Huol-UFRN é uma unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).
Ao todo, foram realizadas cinco cirurgias de vasectomia e 11 postectomias. “Com o mutirão conseguimos diminuir a fila e beneficiar cada um desses homens. Os que fizeram a vasectomia têm como vantagens a alta taxa de sucesso como método contraceptivo, a simplicidade do procedimento e a recuperação rápida. Já os que fizeram a postectomia têm como benefícios a melhora na higiene íntima, a prevenção de infecções urinárias e outras doenças, além de redução no risco de infecções sexualmente transmissíveis (IST) e câncer de pênis”, destaca o chefe do Serviço de Urologia, Christophe Anselmo.
O especialista ressalta ainda os benefícios do mutirão para o eixo do ensino e formação profissional. “Como houve a participação dos residentes nas cirurgias temos um ganho também na formação dos residentes no que diz respeito à competência para realizar esses procedimentos que são o cotidiano do urologista”, completa Christophe.
A cirurgia de vasectomia é um método de contracepção masculina com alta taxa de sucesso em que os canais por onde os espermatozoides circulam são bloqueados impedindo a passagem deles para a uretra. Já a cirurgia de postectomia (circuncisão) tem como objetivo remover o excesso da pele que cobre a glande do pênis.
Cerca de 20 profissionais, entre médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, estiveram envolvidos na ação.
Ebserh em Ação: Mais Especialistas
É uma iniciativa da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) com o apoio do Ministério da Saúde (MS) nos mesmos moldes do projeto ocorrido no fim do ano passado, quando realizou quase 28 mil procedimentos cirúrgicos e mais de 100 mil exames visando reduzir o tempo de espera da população por procedimentos assistenciais no Sistema Único de Saúde (SUS). A edição atual está alinhada ao Programa Mais Acesso a Especialistas (PMAE) do Ministério da Saúde e tem como meta aumentar em 40% o número de atendimentos até dezembro.
Sobre a Ebserh
O Huol-UFRN faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Moisés de Holanda
Coordenadoria de Comunicação Social