Galeria de Imagens
EBSERH EM AÇÃO: AGORA TEM ESPECIALISTAS
Mutirão no Hucam-Ufes garante atendimento a mais de 30 pacientes no Centro Cirúrgico
Vitória (ES) - O Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes, da Universidade Federal do Espírito Santo (Hucam-Ufes), administrado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), promoveu, no sábado (05/07), um mutirão de procedimentos diversos para atendimentos especializados e redução de filas, o Ebserh em Ação. A iniciativa faz parte de uma ação conjunta envolvendo os 45 hospitais universitários da rede Ebserh, que promoveu o Dia E, alinhado ao programa Mais Especialistas do Ministério da Saúde.
No Hucam-Ufes foram ofertados 33 procedimentos cirúrgicos voltados aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), já regulados pela Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo (Sesa). Foram cirurgias variadas como bariátricas, histerectomias, hernioplastias, biópsia de próstata, técnicas cirúrgicas para tratamento de pterígios e catarata, dentre outras.
Superintendente e equipe recebem convidados
“O Hucam participou deste mutirão dentro do programa Ebserh em Ação, ao qual estamos estreitamente ligados para reduzir as filas de espera e fortalecer o programa Mais Especialistas”, anunciou o superintendente do Hucam-Ufes/Ebserh, Lauro Vasconcellos Filho, que, acompanhado de colaboradores do hospital, recebeu representantes de instituições governamentais e autoridades políticas durante o mutirão realizado no Centro Cirúrgico durante todo o sábado.
O superintendente estadual do Ministério da Saúde no ES, Luiz Carlos Reblin, parabenizou as equipes dos hospitais e a Ebserh pela participação na campanha nacional. “Trata-se de uma ação importante do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, o programa Mais Especialistas, e o Hucam contribui com esta campanha com um número significativo de cirurgias, para trazer para a sociedade capixaba aquilo que ela espera, que é um atendimento no tempo adequado para resolver seus problemas”, afirmou.
O Diretor do Departamento de Gestão da Educação na Saúde do Ministério da Saúde, Fabiano Ribeiro dos Santos, explicou que o alinhamento do projeto Ebserh em Ação 2025 com o Agora Tem Especialistas vai ao encontro dos projetos do governo Lula. “Com a participação da Ebserh, são mais de 10 mil procedimentos em todo o Brasil para reduzir o tempo de espera e as filas nos hospitais”, explicou.
Autoridades ressaltam importância do evento
A apoiadora institucional do programa Agora Tem Especialistas, Fabiane Simões, disse que a integração da Ebserh com o Ministério da Saúde marca uma parceria importante para a população. “Este é um dia muito especial, pois estamos participando do Ebserh em Ação e ao mesmo tempo implementando o Agora Tem Especialistas, que representa a ampliação do acesso para um conjunto significativo de pacientes que precisam destas cirurgias”, avaliou.
A assessora de Planejamento da Diretoria de Tecnologia da Informação da Ebserh, Claudia Brandão, também ressaltou a vinculação do Ebserh em Ação com o Agora Tem Especialistas, com foco na redução de filas em todo o País, e destacou a participação da comunidade hospitalar nestes projetos. “Esta iniciativa envolve também os residentes e graduandos dos hospitais universitários”, acrescentou.
O reitor da Ufes, Eustáquio de Castro, parabenizou a Ebserh e o Ministério da Saúde pela realização do mutirão e lembrou que esses programas beneficiam os pacientes, os profissionais e os estudantes. "Este evento é extremamente importante porque atende uma parcela da sociedade e também tem como foco a educação dos estudantes que estão aqui no hospital”, afirmou.
Também estiveram presentes a deputada federal Jack Rocha, o deputado estadual Mazinho dos Anjos, o vereador de Vitória Aloísio Varejão, o representante do mandato do deputado federal Gilson Daniel, o presidente do Conselho Estadual de Saúde, Márcio Romanha, o subsecretário de Estado de Contratualização em Saúde, Heber Lauar, e a subsecretária de Estado de Atenção à Saúde, Carolina Sanches, representando a Secretaria Estadual da Saúde. Os convidados conversaram com as equipes do hospital e com pacientes.
Enfermeira e paciente elogiam mutirão
A enfermeira Ana Paula Barros, do Centro Cirúrgico, falou da importância dos mutirões para acelerar o atendimento e reduzir as filas de espera no sistema. “Esses mutirões que vêm acontecendo são importantes para a comunidade, pois ajuda a reduzir a espera e nós podemos atender o maior número possível de pacientes”, afirmou.
É o caso do pastor Vilson Américo Machado, que já estava preparado pela equipe para fazer uma cirurgia e elogiou a realização da mobilização para atender a população. “Se não fosse este mutirão, eu estaria numa fila esperando ser atendido. Tem uma semana que estive aqui e já estou pronto para este procedimento”, disse.
O Hucam vem realizando mutirões nos feriados e nos finais de semana, graças à participação das equipes assistencial, administrativa e operacional, já que é necessário mobilizar toda a estrutura para garantir a realização destas atividades que fazem parte do projeto Ebserh em Ação e do programa OperaES, do governo estadual, e que foram reunidas no dia E.
O Hucam realizou entre janeiro e junho deste ano 4.312 cirurgias (eletivas e de urgência), sendo que 717 cirurgias (17%) foram realizadas nos esforços concentrados (Ebserh em Ação e Opera ES). Em julho o Hucam-Ufes também realizará mais de 100 cirurgias plásticas (PAD) no último final de semana de julho.
Dia E
O Dia E faz parte do projeto Ebserh em Ação 2025, da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estatal vinculada ao Ministério da Educação (MEC). Trata-se de uma iniciativa estratégica com o objetivo de ampliar o acesso da população brasileira a cirurgias eletivas, procedimentos diagnósticos e terapêuticos em todo o País. Alinhado ao programa Agora Tem Especialistas, lançado pelo presidente Lula com o Ministério da Saúde, o projeto contribui diretamente para a redução das filas e do tempo de espera.
Nesta edição, todos os hospitais universitários administrados pela empresa pública trabalharam de forma coordenada para realização simultânea de procedimentos diversos. Nos 45 hospitais universitários federais da Rede Ebserh, em todas as regiões do país, os mutirões garantiram 10.300 procedimentos: 1.100 cirurgias, 7.900 exames e 1.300 consultas em diversas especialidades como cardiologia, ortopedia, oftalmologia e saúde da mulher, dentre outras, todos através do Sistema Único de Saúde (SUS). São mais de 2 mil profissionais envolvidos nos procedimentos, incluindo residentes, médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, professores e demais especialistas. Em 2025, já foram realizadas nacionalmente na Rede Ebserh 166 mutirões.
Rede Ebserh
O Hucam-Ufes faz parte da Rede Ebserh desde abril de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Sinval Paulino e Duilo Victor Ferreira Junior
Coordenadoria de Comunicação Social