Galeria de Imagens
EBSERH EM AÇÃO: AGORA TEM ESPECIALISTAS
Mutirão do Dia E mobilizou HUGG com cirurgias de diferentes especialidades pelo SUS
O Hospital Universitário Gaffrée e Guinle (HUGG-Unirio), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), realizou, no sábado (5), o Dia E, mutirão com 16 cirurgias. A iniciativa faz parte do programa Ebserh em Ação e foi um esforço coordenado, com a realização simultânea de cirurgias eletivas, consultas, exames diagnósticos e procedimentos terapêuticos em todos os 45 Hospitais Universitários Federais (HUFs) da Rede Ebserh, em todas as regiões do Brasil.
Segundo o superintendente do HUGG, João Marcelo Ramalho Alves, “em outros períodos fizemos mutirões, mas sábado foi um dia muito especial, em que estava acontecendo ao mesmo tempo nos 45 hospitais universitários em todo o país. Nossa fila está ligada à regulação, e a escolha dos pacientes foi em decorrência dessa fila. O mutirão é importante, porque amplia a nossa capacidade de operar, de tratar esse doente, já que a gente utiliza horários que naturalmente não estavam sendo utilizados, como no sábado.”
Os procedimentos cirúrgicos realizados durante o Dia E no HUGG-Unirio foram: cinco hérnias; duas tireoides; três procedimentos urológicos; duas varizes; uma fístula para hemodiálise; duas histerectomias; e uma histeroscopia. O paciente Jorge Luiz Ferreira esteve no hospital para fazer sua cirurgia de hérnia umbilical. “Hoje eu vou fazer a cirurgia da minha hérnia umbilical, que eu venho há mais de um ano lutando, e tenho fé em Deus que vai dar tudo certo. Essa dor é constante e atrapalha bastante. Minha expectativa é que essa hérnia acabe de vez e eu tenha uma melhora de 100%.”
A mobilização contou com a presença do reitor da Unirio, José da Costa Filho, que destacou que o HUGG “é um hospital pequeno, mas que está atendendo muito em quantidade e melhor em qualidade nos últimos anos, também por conta da parceria com a Ebserh. Nós queremos crescer a área da saúde e criar cursos com essa junção, que vai ter a ver diretamente com a ampliação da entrega ao SUS e à população no novo hospital universitário da Unirio, que será o atual Hospital Federal dos Servidores do Estado.”
Parceria e mobilização nacional
O Dia E é uma ação do Governo Federal, realizada por meio dos Ministérios da Educação e da Saúde e da Ebserh, que também faz parte do Sistema Único de Saúde (SUS). A ação também integra o programa Agora Tem Especialistas, lançado pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, no âmbito do Ministério da Saúde, para reduzir o tempo de espera no SUS.
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, esteve presente no HUGG e afirmou que o programa “envolve a consulta especializada, os exames diagnósticos e o tratamento. Inclusive, a gente está superando a antiga tabela SUS exatamente para fazer uma remuneração que junta todos eles ao mesmo tempo, como combo de cuidado na saúde e isso faz com que o paciente não fique andando de um lugar para o outro. Com esse combo tudo é feito de forma organizada, a remuneração é feita com todos os procedimentos necessários para aquele diagnóstico que são realizados e a gente vai reduzindo o tempo de espera desse paciente.”
O presidente da Ebserh, Arthur Chioro, que também esteve no hospital durante o Dia E, reforçou que, neste ano, a Ebserh já promoveu 166 mutirões em todo o país. “Esse esforço conjunto do Governo Federal, por meio dos ministérios da Educação e da Saúde, e da Ebserh, que também faz parte do SUS, nos permite enfrentar o desafio histórico de aceso a atenção especializada no Brasil. Assim, vamos garantir à população brasileira o direito à saúde e, ao mesmo tempo, a melhor formação para os futuros profissionais de setor”, defende.
No total, pelo Brasil, foram ofertados mais de 7,9 mil exames, 1,3 mil consultas e 1,1 mil cirurgias, somando cerca de 10,3 mil procedimentos assistenciais. A ação permitiu a ampliação do atendimento e a redução do tempo de espera na rede pública de saúde. O mutirão também fortaleceu a integração entre ensino e assistência, com a participação de estudantes da área da saúde, que colocaram em prática seus conhecimentos sob a supervisão de professores e profissionais da Rede Ebserh.
De acordo com a secretária estadual de Saúde do Rio de Janeiro, Claudia Mello, “o Agora tem Especialistas está, desde o início, em parceria com os nossos planos pessoais, com relação a nossa programação. É um grande programa que visa, acima de tudo, diminuir as filas. Quando você diminui a fila interna de uma unidade, você consegue ter acesso a novos pacientes que cheguem. É importante para nós, Rio de Janeiro, e importante para o Brasil. Isso é o SUS avançando cada dia.”
Sobre a Ebserh
O Hospital Universitário Gaffrée e Guinle faz parte da Rede Ebserh desde 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Geovana Oliveira, Andreia Pires e Carla Araújo
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh