Notícias
PARCERIA
Mutirão do Dia E mobiliza Hupes-UFBA com cirurgias e exames especializados pelo SUS
Salvador (BA) – O Hospital Universitário Professor Edgard Santos (Hupes-UFBA), vinculado à Universidade Federal da Bahia (UFBA) e à Rede Ebserh, realizou no último sábado (05) um mutirão de atendimentos dentro da iniciativa nacional “Dia E – Ebserh em Ação”, promovida simultaneamente nos 45 hospitais universitários da rede. A unidade baiana contabilizou a realização de 42 cirurgias de média e alta complexidade e 24 exames especializados, como tomografias e ressonâncias magnéticas, todos voltados a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).
A ação integrou a estratégia nacional “Agora Tem Especialistas – Da Consulta ao Tratamento”, uma parceria entre a Rede Ebserh, o Ministério da Saúde e o Governo Federal. O objetivo é ampliar o acesso da população a atendimentos especializados e reduzir as filas de espera do SUS. No Hupes, os procedimentos contemplaram áreas como cirurgia geral, cirurgia pediátrica, implante de marcapasso e cirurgias do processo transexualizador, refletindo a diversidade e a complexidade da assistência prestada.
Segundo José Valber Lima Meneses, superintendente do Hupes-UFBA, a mobilização representa um esforço conjunto de toda a rede hospitalar universitária para atender à população que aguarda por procedimentos eletivos. Ele destacou que o hospital vem participando de mutirões desde o início da campanha nacional. Para ele, a ação reafirma o compromisso do Hupes com a saúde pública e com a qualificação do atendimento especializado.
A relevância da mobilização também foi reconhecida pela reitoria da UFBA, representada pelo reitor em exercício, Penildon Silva Filho que ressaltou a importância da mobilização como forma de integrar ensino, pesquisa e assistência. “O Hupes está de parabéns, a maternidade está de parabéns, toda a universidade está de parabéns, os cursos da área de saúde também. Vamos sempre continuar avançando na defesa do SUS, da universidade pública, da Ebserh e dos hospitais universitários”, afirmou.
A experiência marcou a trajetória de formação de residentes. Pietra Costa, da Anestesiologia, participou do mutirão pela primeira vez e destacou o impacto da ação. “A gente sabe que o mutirão permite o andamento mais rápido das cirurgias para que uma maior população seja assistida. É uma experiência muito significativa, tanto para mim quanto para quem está sendo atendido”, afirmou.
Entre os pacientes atendidos, Aimee Eleanor Coimbra celebrou a realização de mais uma etapa do seu processo de adequação facial, que integra o processo transexualizador ofertado pelo SUS. “O SUS tem transformado as nossas vidas. Desde o acompanhamento clínico até a cirurgia, principalmente aqui no Hupes, com cirurgiões competentes e técnicas reparadoras que nos ajudam a disputar outros espaços sociais”, declarou.
A mobilização contou com a presença de representantes do Ministério da Saúde, da Ebserh, da UFBA, da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia, do Conselho Estadual dos Secretários Municipais da Saúde do Estado da Bahia e do Legislativo. A participação das autoridades reforçou o caráter institucional da iniciativa e o compromisso com a saúde pública.
“Aqui na Bahia, o Dia E é uma grande oportunidade de toda essa parceria fortalecida numa agenda pública para atender as necessidades da população, fortalecendo o SUS e ampliando o acesso especializado, consultas, exames e cirurgias”, afirmou Aline de Oliveira Costa, diretora do Departamento de Atenção Hospitalar, Domiciliar e de Urgência do Ministério da Saúde.
Parceria
O Dia E é uma ação do Governo Federal, realizada por meio dos Ministérios da Educação e da Saúde e da Ebserh, que também faz parte do Sistema Único de Saúde (SUS). A ação também integra o programa Agora Tem Especialistas, lançado pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, no âmbito do Ministério da Saúde, para reduzir o tempo de espera no SUS.
No total, foram ofertados mais de 7,9 mil exames, 1,3 mil consultas e 1,1 mil cirurgias, somando cerca de 10,3 mil procedimentos assistenciais em todo o país. A ação permitiu a ampliação do atendimento e a redução do tempo de espera na rede pública de saúde. O mutirão também fortaleceu a integração entre ensino e assistência, com a participação de estudantes da área da saúde, que colocaram em prática seus conhecimentos sob a supervisão de professores e profissionais da Rede Ebserh.
O presidente da Ebserh, Arthur Chioro, reforçou que neste ano, a estatal já promoveu 166 mutirões em todo o país. “Esse esforço conjunto do Governo Federal, por meio dos ministérios da Educação e da Saúde, e da Ebserh, que também faz parte do SUS, nos permite enfrentar o desafio histórico de aceso a atenção especializada no Brasil. Assim, vamos garantir à população brasileira o direito à saúde e, ao mesmo tempo, a melhor formação para os futuros profissionais de setor”, defende.
Sobre a Ebserh
O Hupes-UFBA faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Coordenadoria de Comunicação Social da Rede Ebserh