Notícias
NOVEMBRO AZUL
Mutirão de cirurgia de próstata é realizado no Hospital das Clínicas do Recife
Recife (PE) – Diversas ações relacionadas ao Novembro Azul estão sendo realizadas no Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco (HC-UFPE), unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares Ebserh). Uma delas é um mutirão de cirurgias relacionadas ao câncer de próstata. Desde a última terça-feira, 21, foram realizadas prostectomias parciais e totais, entre outros procedimentos, com o auxílio dos professores, médicos e residentes.
A ação foi promovida pelo Serviço de Urologia do HC-UFPE. Para o chefe da área, Fábio Vilar, este é um momento muito importante para conscientizar o homem sobre a necessidade de cuidar da própria saúde. “Essa ação teve o objetivo de alertar a população acerca das enfermidades da próstata, em especial o câncer, que, se descoberto de maneira precoce, é bem mais facilmente tratável”, pontua o urologista.
Até sexta, 24, foram feitas cerca de dez cirurgias de pacientes já com o diagnóstico de câncer. Além disso, o Serviço de Urologia promove, neste sábado, 25, um mutirão para detectar a doença. Serão atendidos 150 pacientes previamente agendados durante a campanha promovida pelo HC.
O Novembro Azul marca a campanha de conscientização da saúde integral do homem, especialmente, no tocante ao combate das enfermidades provenientes de problemas com a próstata.
Sobre a Ebserh
Desde dezembro de 2013, o HC-UFPE é filiado à Ebserh, estatal vinculada ao Ministério da Educação, que administra atualmente 39 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.
O órgão, criado em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nas 50 unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.
Com informações do HC-UFPE