Notícias
FOTOGRAFIA
Mostra revela sentimentos captados na rotina de trabalho no hospital
Santa Maria (RS) – A rotina intensa de um hospital, muitas vezes, limita as relações humanas dentro da instituição. Pouco se sabe da vida de quem passa o dia trabalhando no atendimento a centenas de pacientes que buscam tratamento. Intrigada com o que pensam e sentem esses profissionais e apaixonada pela fotografia, a técnica em Assuntos Educacionais do Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM), Leodi Ortiz, procurou a Unidade de Comunicação para propor um ensaio fotográfico diferenciado.
O foco seria fotografar 10 servidores que representam os segmentos de prestadores de serviço da unidade (técnicos-administrativos, acadêmicos, médicos, multiprofissionais, enfermagem, terceirizados e docentes) em situações que sintetizavam alguns sentimentos vivenciados no dia a dia de trabalho no hospital vinculado à Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e filiado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).
A exposição aposta numa abordagem mais intimista. Cada imagem dialogará individualmente com o expectador, disponibilizando, assim, uma oportunidade de refletirem sobre suas vidas. O resultado desse trabalho – cujas imagens foram captadas num estúdio improvisado na sala do Setor Educacional, pode ser conferido na exposição “A Outra Face para Além dos Corredores”, aberta para visitação de 19 a 23 de junho, no hall de entrada do HUSM.
“As fotos registram sentimentos e reflexões acerca dos sentidos que os profissionais envolvidos com saúde são convidados a revelarem e ocultarem em nosso espaço/tempo”, explica Leodi.
Sobre a Ebserh
Desde dezembro de 2013, o HUSM-UFSM é filiado à Ebserh, estatal vinculada ao Ministério da Educação, que administra atualmente 39 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.
O órgão, criado em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nas 50 unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.
Com informações do HUSM