Notícias
CAPACITAÇÃO
Maternidade da Bahia realiza treinamento para reduzir riscos no parto
Salvador (BA) - Médicos obstetras da Maternidade Climério de Oliveira (MCO) participaram, nos dias 9 e 10 de junho, de um curso sobre a utilização dos dispositivos vácuo extrator e balão de tamponamento intrauterino, o primeiro para facilitar a retirada do bebê durante um parto prolongado e o segundo para conter hemorragias pós-parto.
O curso faz parte das atividades voltadas para a prevenção da mortalidade materna e perinatal, organizado pela Gerência de Ensino e Pesquisa da maternidade, juntamente com as comissões de Mortalidade Materna e de Investigação de Óbitos Perinatais.
O treinamento aconteceu para duas turmas, totalizando 60 médicos treinados, entre professores, assistentes e residentes. De acordo com Claudia Smith, obstetra da MCO, o objetivo do treinamento foi apresentar os dispositivos que servem como alternativas para redução dos riscos durante o parto.
O balão de tamponamento intrauterino é utilizado para os casos de hemorragia pós-parto, que é uma das principais causas de morte materna. Já o vácuo extrator é utilizado para retirada do bebê em partos prolongados e com sofrimento fetal. O dispositivo serve como uma alternativa ao fórceps e ajuda na redução da morte perinatal e do risco de lesão para a mãe e o bebê.
Com informações da MCO