Notícias
Controle de qualidade
Laboratórios de Análises Clínicas de hospitais da Rede Ebserh recebem reconhecimento de excelência
Brasília (DF) – Laboratórios classificados como “excelentes” são reconhecidos pela performance diferenciada que possuem em termos de controle de qualidade, garantindo assim confiabilidade e fidedignidade aos laudos emitidos. Esse reconhecimento foi oficialmente concedido ao Laboratório de Análises Clínicas e Anatomia Patológica do Hospital Universitário de Lagarto da Universidade Federal de Sergipe (HUL-UFS/Ebserh) e ao Laboratório de Análises Clínicas do Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE-UFPel/Ebserh), ambos vinculados à Rede Ebserh. A certificação se deu por meio do Programa Nacional de Controle de Qualidade (PNCQ), da Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (SBAC).
No caso do HUL-UFS/Ebserh, o laboratório foi categorizado como de excelência pelo segundo ano consecutivo. A área abrange exames nas áreas de bioquímica, hematologia, imuno-hormônio, uroanálise, parasitologia, coagulação, microbiologia e gasometria. Em 2022, já foram realizados 155.398 exames nas diversas áreas de atuação do laboratório, auxiliando assim na avaliação do quadro clínico dos pacientes e na determinação das condutas de tratamento adotados na unidade hospitalar.
“Receber por mais um ano a condição de excelência no Programa Nacional de Controle de Qualidade reflete a estabilidade do sistema analítico laboratorial e, consequentemente, uma maior segurança e confiabilidade na liberação dos laudos”, ressalta Deise Santos, chefe da Unidade de Laboratório de Análises Clínicas e Anatomia Patológica da unidade hospitalar.
Já o laboratório do HE-UFPel/Ebserh está credenciado no programa desde 2018, recebendo desde então a avaliação anual com resultados excelentes.
Confiabilidade nos resultados
O Programa Nacional de Controle de Qualidade avalia, anualmente, por meio de testes de proficiência, mais de 5700 laboratórios brasileiros e cerca de 130 instituições de 11 países da América Latina e Europa. Ele é provedor de ensaios de proficiência e produtor de amostras-controle e material de referência para laboratórios, bancos de sangue, organizações de diagnóstico in vitro e no segmento de alimentos, análise de água, medicamentos e cosméticos.
Mensalmente, são enviadas amostras nas áreas de Hematologia, Bioquímica, Imunologia, Bacteriologia, Urianálise e Parasitologia, para análise e conferência junto ao programa de controle de qualidade. Conforme a média de avaliação mensal dessas amostras, é conferida uma nota à instituição.
O Controle Externo de Qualidade ou Ensaio de Proficiência tem por finalidade monitorar a estabilidade dos processos e procedimentos realizados. Através do serviço é possível avaliar as atividades laboratoriais, diagnosticar desempenhos inadequados, utilizar os resultados como ferramenta de gerência para promover ações de melhoria e aperfeiçoar o padrão de desempenho das equipes.
O PNCQ classifica os laboratórios participantes do Programa Externo do Controle da Qualidade em excelente, bom, regular e ruim. A categorização é dada de acordo com o grau de acertos nos laudos das amostras-controle do Controle Externo da Qualidade.
Comprometimento
Para a chefe do Setor de Apoio Diagnóstico e Terapêutico do HUL-UFS/Ebserh, Paula Viviane Dantas, a conquista é fruto do comprometimento dos profissionais e de investimentos viabilizados ao longo do período pela unidade hospitalar. “Em meio a tantos desafios vivenciados ao longo do ano, essa certificação consolida a importância do pertencimento dos profissionais nos processos de trabalho”, observa. “Sendo um reflexo das atividades executadas pelos colaboradores e gestor da unidade”, complementa.
Com informações dos HUFs