Galeria de Imagens
EBSERH EM AÇÃO | AGORA TEM ESPECIALISTAS
HULW-UFPB realizou quase mil atendimentos no mutirão “Dia E” deste sábado (13)
João Pessoa (PB) – Alana de França Dantas, de 25 anos, estava à espera de uma cirurgia de vesícula e não imaginava que, em pouco tempo, iria receber a notícia que o procedimento tinha sido agendado. Ela foi uma das pessoas beneficiadas com a segunda edição do “Dia E” no Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW-UFPB), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), que aconteceu no último sábado (13). O mutirão ofertou 1.095 consultas, cirurgias e exames para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).
A iniciativa faz parte do "Dia E – Ebserh em Ação", em parceria com o programa "Agora Tem Especialistas", do Ministério da Saúde (MS), e ocorreu simultaneamente nos 45 hospitais da Rede Ebserh. “Estamos muito felizes por mais essa edição do Dia E, em que conseguimos ofertar à população mais de mil atendimentos com o apoio dos nossos colaboradores, residentes e internos. Desse total, foram realizados 961. Essa iniciativa é mais uma ampliação do acesso à atenção especializada que envolve assistência e ensino”, ressaltou o superintendente do HULW, Alexandre Medeiros.
A ação contemplou procedimentos cirúrgicos, a exemplo de cirurgias de cabeça e pescoço, colecistectomia, hernioplastia, cirurgias benignas da mama e postectomias (cirurgias de urologia); exames como tomografias, ressonâncias, testes ergométricos, espirometrias, colposcopias, ecocardiogramas, Holters, Mapas, inserção de DIU, histeroscopias, ultrassonografias e exames laboratoriais; além de consultas médicas.
A auditora adjunta da Auditoria Interna da Ebserh, Regina Santos, acompanhou a ação no Lauro Wanderley e destacou que se trata de mais um esforço empreendido para o fortalecimento das políticas públicas nas áreas da assistência e da educação. “Essa aproximação que é buscada, em termos de políticas, para que a população tenha a oportunidade de ter o serviço de saúde em seu benefício. Percebemos uma evolução no HULW, em termos de números, em relação ao primeiro Dia E”, disse.
Representando a reitora da UFPB, Terezinha Domiciano, o diretor do Centro de Referência em Atenção à Saúde (Cras), Ângelo Melo, destacou a importância da iniciativa da Ebserh para a população que mais precisa. “Esse programa não tem somente o objetivo de diminuir filas e reduzir distâncias, mas principalmente de trazer dignidade através de uma assistência de qualidade, com o acesso dos cidadãos a diversos especialistas na área de saúde. Parabenizo a todos que fizeram parte dessa ação”, disse.
O vice-prefeito do município de João Pessoa, Leo Bezerra, esteve presente no HULW durante o mutirão e elogiou a iniciativa. “É uma satisfação estar aqui hoje e ver que as parcerias firmadas estão sendo colocadas em prática. Quero parabenizar a ampliação que estão fazendo aqui neste hospital”, afirmou. O secretário de Saúde de João Pessoa, Luis Ferreira Filho, ressaltou que “a ação foi extremamente importante e mostra que o HULW está cada vez mais assistencialista sem perder o seu caráter educacional”.
Sobre a Ebserh
O Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW-UFPB) faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Jacqueline Santos
Coordenadoria de Comunicação Social da Rede Ebserh