Notícias

Cuiabá (MT)

HUJM capacita profissionais do Senai para coleta de amostras dos testes RT-PCR

Objetivo do hospital da Rede Ebserh é realizar exame em cerca de 10 mil trabalhadores do segmento industrial
Publicado em 16/11/2020 16h15 Atualizado em 18/11/2020 15h27
16112020 testes pcr covid hujm - 01.jpg

Parceria foi firmada em agosto entre as duas instituições

Cuiabá (MT) - Na tarde da última terça-feira (10), oito profissionais de enfermagem do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial em Mato Grosso (Senai-MT) estiveram no Hospital Universitário Júlio Müller (HUJM-UFMT/Ebserh) na primeira etapa de capacitação para coleta de amostras para testes RT-PCR, considerados o padrão ouro na detecção da Covid-19.  

A atividade integrou o prosseguimento da parceria firmada em agosto entre as duas instituições, com o objetivo de efetuar a testagem em cerca de 10 mil trabalhadores do segmento industrial. Na próxima etapa, será realizada a parte prática, com pacientes do ambulatório de colaboradores do hospital, em agendamentos por datas alternadas. 

“Foram abordadas todas as etapas: da coleta até o armazenamento, com o primeiro treinamento da coleta do swab na região da nasofaringe e orofaringe no simulador”, sintetizou a enfermeira do Núcleo de Vigilância Epidemiológica Hospitalar (NVEH), Rayssa Basílio dos Santos Arantes.  

Para a responsável técnica do Laboratório do Senai e biomédica, Stephanni Figueiredo, a capacitação foi de extrema importância para a continuidade das atividades em diversas plantas e instalações industriais. “Com a testagem, será possível assegurar o funcionamento da atividade industrial, conjuntamente com a segurança sanitária dos trabalhadores”, pontuou. 

A opinião é compartilhada pela enfermeira do Senai, Gilmara Rondon. Ela destaca que as informações obtidas e partilhadas possibilitam otimização de recursos. “Com a abordagem integral de todas as etapas, nos sentimos mais conscientes e seguros para atuar nessa linha de frente junto aos colaboradores da indústria”, observou. 

Com informações do HUJM