Galeria de Imagens
MUTIRÃO
HUAC realiza 965 atendimentos especializados no mutirão Ebserh em Ação - Agora Tem Especialistas
Campina Grande (PB) – O Hospital Universitário Alcides Carneiro, da Universidade Federal de Campina Grande (HUAC-UFCG), participou de mais uma ação concentrada de atendimentos especializados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O HUAC fez parte do mutirão “Dia E – Ebserh em Ação”, realizando 965 atendimentos para pacientes que aguardavam nas filas da regulação. A mobilização nacional, realizada no sábado (13), foi idealizada pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) em parceria com o Ministério da Educação e o programa “Agora Tem Especialistas”, do Ministério da Saúde.
O superintendente do HUAC-UFCG/Ebserh, Homero Rodrigues, destaca a ação como um esforço concentrado. “O dia ‘E’ foi um sucesso em nossa unidade, na medida em que houve o comparecimento expressivo dos pacientes agendados. No fim do dia, tínhamos realizado mais de 40 cirurgias de médio e pequeno porte, próximo de 100 consultas médicas e por volta 850 exames, entre laboratoriais, gráficos e de imagens”, afirma.
Homero registra, ainda, um agradecimento aos profissionais do hospital envolvidos na ação. “Participaram do planejamento e da execução de cada atividade ou procedimento, numa clara demonstração de coesão e dedicação de todos”, expressa o superintendente do HUAC.
Dia “E” Ebserh em Ação – Agora Tem Especialistas
O Dia “E” faz parte do projeto Ebserh em Ação 2025, da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estatal vinculada ao Ministério da Educação (MEC). Trata-se de uma iniciativa estratégica com o objetivo de ampliar o acesso da população brasileira a cirurgias eletivas e procedimentos diagnósticos e terapêuticos em todo o país. Alinhado ao programa Agora Tem Especialistas, lançado pelo presidente Lula com o Ministério da Saúde, o projeto contribui diretamente para a redução das filas e do tempo de espera no Sistema Único de Saúde (SUS).
Para o presidente da Ebserh, Arthur Chioro, o Dia E demonstra o potencial da Rede Ebserh, destacando a parceria com o Ministério da Educação e o Ministério da Saúde. “Com a oferta de mais exames, consultas, cirurgias e outros procedimentos, vamos continuar avançando para reduzir o tempo de espera por atendimentos pelo SUS. É mais saúde gratuita de qualidade para a população brasileira, ao mesmo tempo em que oferecemos um importante campo de prática para a formação e a especialização para o corpo acadêmico dos hospitais universitários”, afirmou Chioro.
Esforço nacional
Esta segunda edição do Dia E em 2025 foi realizada no mês de celebração pelos 35 anos do Sistema Único de Saúde (SUS). Com essa mobilização, a Rede Ebserh promoveu mais de 34 mil atendimentos em todo o país, superando os 12.464 da primeira edição do mutirão deste ano. Para dezembro, mês de aniversário dos 14 anos da Ebserh, está sendo programada mais uma edição do mutirão em rede.
Sobre a Ebserh
O HUAC-UFCG faz parte da Rede Ebserh desde 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Coordenadoria de Comunicação Social da Rede Ebserh