Notícias
COMEMORAÇÃO
Hospital Universitário de Aracaju realiza 100ª cirurgia bariátrica
Aracaju (SE) – “A expectativa é simplesmente melhorar a minha saúde”. Com essa afirmação e um sorriso ansioso no rosto, a paciente Patrícia Fontes aguardava na última segunda-feira, 5, as últimas checagens médicas antes da sua cirurgia. E um detalhe tornou a intervenção motivo de comemoração especial: essa foi a 100a cirurgia bariátrica realizada pelo Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe (HU-UFS). O procedimento é o marco de um projeto pioneiro e único no estado, que há dez anos recupera a qualidade de vida de pacientes com diferentes graus de obesidade.
A cirurgia de Patrícia foi realizada durante toda a manhã da terça-feira, 6, e concluída pela equipe médica algumas horas depois, no início da tarde. Segundo o médico-cirurgião responsável pela intervenção, especialista em cirurgia bariátrica, Antonio Junior, tudo correu como previsto. “O procedimento aconteceu sem nenhuma anormalidade, e ela está passando muito bem. A técnica que utilizamos é a mais moderna e segura”, explicou o médico do HU, que é filiado à Empresa Brasileira de Serviços hospitalares (Ebserh).
De acordo com a superintendente do HU-UFS, Angela Silva, os investimentos no programa foram sempre constantes. “Chegamos à excelência devido ao cuidado que tivemos com cada momento desse processo. Adquirimos, com esforço, a melhor tecnologia ao nosso alcance. Acima de tudo, a equipe tem liberdade para trabalhar e inovar”, pontua.
Comemoração
Na tarde desta quinta, 9, a enfermeira e chefe da Divisão de Gestão do Cuidado do HU-UFS, Ana Paula Vasconcelos, promoveu uma celebração para comemorar os dez anos do programa de cirurgia bariátrica. No evento, estiveram presentes os membros da equipe multidisciplinar e alguns dos pacientes que se submeteram à intervenção. “Fizemos a 100a cirurgia bariátrica, e isso representa muito para nós. Foram muito mais que apenas cem procedimentos; cada um dos pacientes que atendemos tem uma história única com o hospital”, relatou.
A enfermeira Andreia Rabelo, coordenadora do protocolo de obesidade do Ambulatório do HU-UFS, fez um resumo da abordagem do serviço. “Acredito que o programa foi um marco na própria história do SUS [Sistema Único de Saúde]. Quando decidimos iniciar os procedimentos, em 2007, ainda não havia oferta no serviço público de saúde”, acrescentou.
A primeira paciente da cirurgia bariátrica, Maria do Carmo, esteve presente na solenidade. “Aqui eu realizei um sonho de muitos anos. Cheguei sem caminhar direito, cheia de problemas de saúde”, contou. Dona Maria do Carmo foi operada em 23 de junho de 2007, véspera de São João, e mantém um acompanhamento permanente por parte da equipe do HU-UFS até hoje.
Durante o evento, foram entregues certificados para homenagear os membros da equipe.
Avanços
Um dos avanços mais emblemáticos na história da cirurgia bariátrica tem sido o acompanhamento do paciente por uma equipe multidisciplinar. O HU-UFS adota esse protocolo desde 2007, quando foi realizada a primeira intervenção no hospital. “O modelo antigo, em que muitas vezes participavam apenas duas ou três especialidades médicas, mostrou-se insuficiente com o passar do tempo. Antes de chegar ao consultório do cirurgião, o paciente deve obter o aval do nutricionista, do endocrinologista, do psicólogo, e de outros tantos profissionais”, garante o cirurgião Antonio Junior.
A cirurgia bariátrica por videolaparoscopia é outro avanço relevante, já que se tem mostrado procedimento mais seguro e menos invasivo. “Somos um dos poucos hospitais universitários no Brasil que realizam todas as intervenções bariátricas por meio de vídeo. Não há mais a necessidade de grande incisão para abrir a pessoa”, resume.
O acompanhamento pós-cirúrgico também é essencial. “Depois de realizado o procedimento, os pacientes continuam vindo ao ambulatório e são acompanhados por toda a equipe multidisciplinar, da endocrinologia à nutrição. A cirurgia é o meio, não o fim”, destaca Andreia. O acompanhamento psicológico também é mantido, já que a mudança comportamental representa uma das bases para o emagrecimento ideal.
Sobre a Ebserh
Desde outubro de 2013, o HU-UFS é filiado à Ebserh, estatal vinculada ao Ministério da Educação, que administra atualmente 39 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.
O órgão, criado em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nas 50 unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.
Com informações do HU-UFS