Notícias
OBESIDADE
Hospital Universitário da UFMA tira dúvidas sobre cirurgia bariátrica
São Luís (MA) - Buscar uma melhor qualidade de vida e elevar a autoestima fazem parte dos sonhos de inúmeras pessoas que sofrem com a obesidade. A doença crônica precisa ser tratada com todo cuidado, uma vez que fracassos sucessivos do regime causam problemas não só físicos como também psicológicos.
No Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (HU-UFMA), o Serviço de Cirurgia Bariátrica tem desenvolvido suas atividades no sentido de restaurar a saúde de pessoas portadoras de obesidade mórbida e suas co-morbidades. Para isso, a cada dois meses é realizada uma reunião com pessoas interessadas em participar do Programa de Obesidade, momento reservado para esclarecimentos, além da realização posterior de exames e entrevistas com uma equipe multiprofissional.
Darlene Pinheiro, uma das 144 pessoas que estavam na última reunião, considerou o momento bastante proveitoso, uma vez que teve a oportunidade de tirar as suas dúvidas e conhecer outras histórias de pessoas que já tinham passado pelo processo, assim como as que ainda estão buscando o tratamento também.
O serviço, criado desde 2001, tem o conceito de oferecer um programa de assistência médico-cirúrgica de alta qualidade com abordagem multiprofissional que permita a partir de uma indicação criteriosa, conscientizar, motivar, tratar com abordagem cirúrgica e dar seguimento aos pacientes com uma visão universal.
No HU-UFMA, atualmente há 13 pacientes preparados para realizar o procedimento, sendo que mais de 250 ainda estão em fase de preparação, que inclui exames e entrevistas. “Esta é uma doença que não escolhe classe social. No mundo são mais de 1 bilhão e 300 mil pessoas que sofrem com a obesidade e tudo relacionado a ela” destaca o coordenador do serviço, Gutemberg Araújo. Ele destaca ainda que tem sido realizado no hospital em média duas cirurgias por semana.
As realizadas atualmente são a Redução do Estômago e a Gastrectomia Vertical. Consistem em cirurgias bariátricas metabólicas que promovem não só a redução de peso, mas também a cura de doenças relativas à obesidade, principalmente diabetes e hipertensão.
Obesidade
A Pesquisa Nacional de Saúde pesou e mediu a circunferência da cintura de entrevistados e os dados demonstram que 56,9% dos brasileiros com 18 anos ou mais estão acima do peso, 82 milhões de pessoas.
Este é o terceiro volume da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), realizada em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e que traz medidas inéditas da população do país, como peso, pressão arterial e circunferência da cintura. Além das mudanças nos hábitos alimentares na infância, os dados alertam para os crescentes índices de excesso de peso e obesidade em adultos.
Com informações do HU-UFMA e Portal da Saúde