Notícias
INOVAÇÃO
Hospital Júlio Müller realiza cirurgia oftalmológica inédita na rede pública de MT
Cuiabá (MT) - A primeira cirurgia de vitrectomia pela rede pública de saúde de todo o estado mato-grossense foi realizada pelo Hospital Universitário Júlio Müller da Universidade Federal do Mato Grosso (HUJM-UFMT). O procedimento, que consiste na remoção do vítreo – fluído que preenche o interior do olho para tratar doenças oculares da retina e do vítreo, foi realizado de forma totalmente gratuita, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).
A cirurgia só foi possível a partir de investimentos no valor de R$ 330 mil em equipamentos e na contratação, por meio de concurso público realizado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), de médico oftalmologista especializado em retinologia e capacitado para a realização do procedimento.
“A cirurgia foi ótima. O caso era muito complicado. Por esse motivo, ainda é cedo para prever o quanto a paciente vai enxergar. O período de recuperação será de 1 a 3 meses”, afirmou o médico André Mozena, que realizou a cirurgia. Ele ressaltou ainda que esse tipo de procedimento cirúrgico é de alta complexidade e que os aparelhos e os insumos são caros.
“Esta cirurgia, altamente complexa e delicada, nunca havia sido realizada pelo SUS em um hospital público em Mato Grosso. Há uma longa fila de pessoas necessitando desse procedimento. Mesmo não tendo ainda capacidade de atender toda uma demanda reprimida na velocidade desejada, a realização da primeira cirurgia representa um alento, uma luz no fim do túnel”, comemora o superintendente do HUJM, Francisco Souto.
Novo Centro Cirúrgico
A vitrectomia foi uma das 67 cirurgias eletivas e de urgência realizadas, entre os dias 25 de janeiro e 3 de fevereiro no renovado Centro Cirúrgico do Hospital Universitário Júlio Müller (HUJM-UFMT), que passou por reformas de maio ao início de dezembro de 2015.
Com investimentos no montante de R$ 291,971 mil, a estrutura da área interna foi completamente recuperada com a troca de fiações elétricas, janelas e portas; e alterações estruturais que permitiram a ampliação do número de salas de cirurgia. A expectativa é que ainda no primeiro semestre de 2016, o número de procedimentos aumente 50%. Antes de reforma, entre 160 e 200 cirurgias erma realizadas mensalmente no Centro Cirúrgico.
Com informações do HUJM