Notícias
DIA MUNDIAL
Hospital em Uberaba (MG) realiza campanha de detecção da hepatite C
Também no local haverá coleta de sangue para exames de laboratório, com o objetivo de identificar casos de resultado falso-positivo ou falso-negativo.
Em 28 de julho celebra-se o Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais, ocasião em que o Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro realizará uma campanha de testagem de hepatite C aberta à população.
Das 7h às 17h, no Ambulatório Maria da Glória, com entrada pela Avenida Frei Paulino, todos poderão realizar testes rápidos para detecção da doença. Também no local haverá coleta de sangue para exames de laboratório, com o objetivo de identificar casos de resultado falso-positivo ou falso-negativo.
“O público-alvo da ação inclui principalmente pessoas com mais de 40 anos ou que sofreram lesões com objetos perfurantes não esterilizados. O grupo de mais elevado risco para a hepatite C é composto por indivíduos que já compartilharam seringas ou receberam transfusões de sangue/intervenções cirúrgicas antes de 1992”, afirma a chefe da Divisão de Gestão do Cuidado, Geisa Perez Gomes Medina.
Medina alerta que a hepatite C é uma inflamação do fígado causada pelo vírus HCV e que nem sempre apresenta sintomas. “O diagnóstico precoce das hepatites é um dos principais determinantes para evitar a transmissão ou a progressão dessas doenças e suas graves consequências. As chances de cura chegam a 90% quando o tratamento é feito corretamente e no momento adequado”.
A campanha envolverá médicos do Ambulatório de Hepatites do Hospital, alunos do Programa de Educação Tutorial em Enfermagem e da Liga de Medicina Tropical da UFTM, além de servidores do Serviço de Patologia Clínica do HC-UFTM.
Com informações do HC-UFTM