Notícias
RIO DE JANEIRO
Hospital da Rede Ebserh oferece reabilitação integrada a pacientes
Serão prestados atendimentos ambulatoriais em Ortopedia, Neurologia, Neuropediatria, Fisioterapias Pneumofuncional e Pélvica, Reabilitação Vestibular e Oncológica e Ambulatório de Voz. Foto: Banco de imagens
Rio de Janeiro (RJ) – O Hospital Universitário Gaffrée e Guinle (HUGG), vinculado à Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) e à Rede Ebserh, acaba de implementar sua Unidade de Reabilitação, área que oferecerá aos pacientes os serviços integrados de Fisioterapia, Fonoaudiologia e de Terapia Ocupacional.
A Unidade de Reabilitação presta atendimento ambulatorial nas especialidades de Ortopedia, Neurologia, Neuropediatria, Fisioterapia Pneumofuncional e Pélvica, Reabilitação Vestibular e Oncológica e no Ambulatório de Voz. Os usuários são encaminhados por outras clínicas do próprio HUGG, além da regulação do Sistema Único de Saúde (SUS).
“A Unidade de Reabilitação fortalece as relações entre estas três áreas, levando a um ganho para o usuário do serviço de saúde, que receberá um atendimento integrado, multiprofissional e de muita qualidade. A Unidade pode ainda ter uma influência positiva no desenvolvimento das três áreas, pois a maior interação proporcionará uma experiência enriquecedora”, destacou a chefe na nova unidade, Leda Keim.
De acordo com Renato Almeida, coordenador do serviço de Fisioterapia, a nova unidade vai possibilitar que o HUGG se credencie junto à rede municipal de saúde para ampliar os serviços oferecidos à população. “Hoje, nossa habilitação junto à rede municipal saúde é só na área de Fisioterapia Ortopédica. Com a ampliação da equipe, a partir do último concurso público realizado pela Ebserh, tornou-se possível a implementação da Unidade, que vai permitir que o hospital possa se habilitar a oferecer novas especialidades, garantido melhora da assistência e do cuidado e mais recursos para o hospital, explicou.
A equipe multiprofissional da Unidade de Reabilitação é composta por 64 profissionais, sendo 45 fisioterapeutas, 14 fonoaudiólogos e de fonoaudiologia e cinco terapeutas ocupacionais. A equipe também atua nas enfermarias, maternidade, CTI Adulto e Neonatal, e Enfermarias Pediátricas. Além de prestar apoio ao Centro Multidisciplinar de Pesquisa e Extensão sobre o Envelhecimento (CEMPE), a Unidade participa, ainda, da realização de diversos exames.
Por meio do programa de residência multiprofissional e do desenvolvimento de pesquisas clínicas aprovadas pelo Comitê de Ética, a Unidade de Reabilitação também participa das frentes de Ensino e Pesquisa.
Sobre a Ebserh
Desde dezembro de 2015, o HUGG-Unirio faz parte da Rede Ebserh. Estatal vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) atua na gestão de hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.
A empresa, criada em dezembro de 2011, administra atualmente 40 hospitais e é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.
Com informações do HUGG-Unirio