Notícias
ATENDIMENTO
Hospital da Rede Ebserh é o 1º da PB a oferecer exame urodinâmico via SUS
O aparelho tem como principal objetivo proporcionar ao médico a melhor estratégia possível para o tratamento das diversas formas clínicas de incontinência urinária, tanto no homem quanto na mulher
João Pessoa (PB) – O Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW), vinculado à Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e à Rede Ebserh,é a primeira unidade hospitalar do estado da Paraíba a relizar o exame urodinâmico aos usuários do Sistema Único de saúde (SUS). O procedimento é indicado aos pacientes que apresentam incontinência urinária, obstrução infravesical e disfunção vesical.
O serviço passou a ser oferecido devido ao investimento de R$ 26,4 mil para a aquisição de um novo equipamento por meio do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), administrado pela Ebserh. O aparelho tem como principal objetivo proporcionar ao médico a melhor estratégia possível para o tratamento das diversas formas clínicas de incontinência urinária, tanto no homem quanto na mulher.
O ginecologista do HULW, Marcelo Tissiani, comemorou o novo serviço. “Estamos muito felizes com a chegada desse novo aparelho. Agora, temos condições de propor um melhor tratamento, com mais segurança e um melhor prognóstico para os nossos pacientes”.
O exame
O exame urodinâmico ocupa um lugar de destaque entre os métodos diagnósticos solicitados e realizados pelo ginecologista ou urologista, tanto pela qualidade de informações obtidas como pelo número crescente de exames realizados. Ele é indicado nos pacientes que apresentam incontinência urinária, obstrução infravesical e disfunção vesical de origem neurogênica primária ou adquirida, sendo utilizado como exame diagnóstico e de seguimento. Contudo, é um exame invasivo, não isento de complicações, de longa duração e dividido em diversas etapas, cada qual com seu grau de exposição física e de desgaste emocional ao paciente.
Os profissionais que realizam o procedimento consideram que a avaliação urodinâmica deve ser realizada para o apoio da conduta a ser proposta no tratamento de problemas de função da bexiga. É importante lembrar que muitas pacientes apresentam mais de uma causa de incontinência urinária.
Sobre a Rede Hospitalar Ebserh
Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.
Como hospitais ligados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.
Com informações do HULW-UFPB