Notícias
DA CONSULTA AO TRATAMENTO
Hospital da Ebserh no Piauí ganha equipamento de tratamento de câncer em lançamento do Programa "Agora tem Especialistas"
Teresina (PI) – O Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU-UFPI), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), está entre as seis primeiras instituições a receber um acelerador linear, equipamento de alta tecnologia em radioterapia, utilizado no tratamento de câncer. A entrega faz parte do lançamento do programa do Governo Federal “Agora Tem Especialistas – da consulta ao tratamento”, que tem como objetivo ampliar o acesso à assistência especializada no Sistema Único de Saúde (SUS). A cerimônia de lançamento ocorreu na manhã desta sexta-feira (30), no Palácio do Planalto, em Brasília (DF), com transmissão simultânea para todas as cidades contempladas nesta primeira etapa.
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, afirmou que a iniciativa representa a realização de um sonho antigo: garantir o acesso da população mais vulnerável a especialistas e tratamentos de alta complexidade no SUS. Lula enfatizou que o Estado tem a obrigação de utilizar todos os meios possíveis para evitar mortes por falta de diagnóstico, tratamento ou medicamentos.
“O povo tem pressa”, enfatizou o presidente, que também reafirmou sua confiança no SUS, classificando-o como “o melhor sistema público de saúde do mundo”, e destacou o papel fundamental dos profissionais da saúde: “Só vocês, com o conhecimento que têm, podem aliviar o sofrimento do povo.”
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, apresentou as diretrizes do novo programa, que inclui ações em parceria com estados e municípios e um esforço que une as instituições de saúde pública e privada. Entre as atividades estão previstas a realização de mutirões, a ampliação da telessaúde e o envio de unidades móveis a regiões desassistidas.
“Hoje estamos dando mais um passo para dar conta da dificuldade que a população brasileira tem de garantir o atendimento especializado”, afirmou Padilha. O Programa focará, inicialmente, nas especialidades da Oncologia, Ginecologia, Cardiologia, Ortopedia, Oftalmologia e Otorrinolaringologista.Até 2026, estão previstas a entrega de 121 novos aceleradores lineares.
Ebserh em Ação
Neste esforço, também estão sendo reformados ou construídos 28 Hospitais Universitários, integrados nessa estratégia de mais atendimento à população. Padilha mencionou que entre eles estão as instituições vinculadas à Ebserh, estatal que “tem papel fundamental neste Programa”, garantiu o ministro.
O presidente da Ebserh, Arthur Chioro, afirmou que este lançamento é um passo decisivo para garantir acesso rápido e qualificado a exames, diagnósticos, tratamentos e procedimentos cirúrgicos. “A Ebserh será uma parceira estratégica, com seus 45 hospitais universitários. Vamos ampliar em 40% o número de cirurgias eletivas em relação ao ano passado, participar da execução das Ofertas de Cuidados Integrados, estender os turnos de trabalho e realizar mutirões nos fins de semana, com ações como o Dia E – Ebserh em Ação. Este é um esforço para que o Brasil tenha mais saúde e mais acesso”, declarou.
O evento aconteceu simultaneamente em Teresina (PI), Andaraí (RJ), Piracicaba (SP), Curitiba (PR), São Paulo (SP) e Brasília (DF). Chioro participou da cerimônia de lançamento no Hospital São Paulo, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), ao lado do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin; e da secretária de Informação e Saúde Digital, Ana Estela Haddad.
No HU-UFPI
Em Teresina, o aparelho foi inaugurado com a presença do ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, que o celebrou como um reforço importante para o tratamento dos piauienses e do estado vizinho, o Maranhão. Conforme ele ressaltou, essa ação contribui para acelerar os atendimentos e favorecer o ensino: “Além de consultas, exames e tratamentos, este espaço também será uma base, em parceria com a Universidade, para ampliar pesquisas e formar profissionais ainda mais preparados”, afirmou o ministro.
Além do HU-UFPI, os aceleradores lineares foram entregues ao Hospital São Paulo, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp); ao Hospital Estadual de Bauru (SP); ao Hospital Federal do Andaraí (RJ); à Santa Casa de Misericórdia de Piracicaba (SP); e ao Hospital Erasto Gaertner (Curitiba-PR).
Saiba mais sobre o Programa ‘Agora tem especialistas’ aqui.
Sobre a Ebserh
Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Marília Rêgo, com edição de Danielle Campos
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh