Notícias
SOLIDARIEDADE
Hospitais da rede Ebserh realizam ações de fim de ano para pacientes e acompanhantes
Brasília (DF) - O clima de Natal tomou conta dos hospitais universitários federais filiados à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estatal vinculada ao Ministério da Educação responsável pela gestão de 35 unidades no país. Diferentes ações tiveram o objetivo de alegrar a rotina, levando solidariedade e espírito de confraternização ao ambiente hospitalar.
Várias ações contaram com a solidariedade e colaboração de parceiros, funcionários, entidades e da população local de cada um dos hospitais. Veja algumas ações nos hospitais:
Dourados (MS)
No Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (HU-UFGD), uma festa com Papai Noel, presentes, lanche especial, música, brincadeiras e muita descontração tomou conta da Pediatria.
Na maternidade do HU houve apresentação do saxofonista voluntário Ângelo Vicente. A iniciativa foi dos colaboradores do setor que, depois da apresentação musical, ainda distribuíram lembranças para as mães internadas.
Uma seresta de Natal também percorreu os corredores do HU-UFGD, parando a cada setor para cantar um pout-pourri de temas natalinos. O grupo é formado por colaboradores de diversos setores.
Além disso, as doações angariadas por meio da campanha "Por um Natal mais HUmano" renderam sorrisos às mães do hospital, que receberam kits montados com os itens de higiene pessoal, contendo sabonetes, creme dental, escova de dentes, xampu, condicionador e desodorante e outro kit para seus bebês, contendo lenço umedecido e sabonete infantil.
Cuiabá (MT)
No Hospital Universitário Júlio Müller da Universidade Federal do Mato Grosso (HUJM-UFMT), crianças e adultos fizeram pedidos ao bom velhinho e ganharam doces, lanches, sucos e livros da literatura cristã.
Houve também música ao vivo com mensagens de alegria e esperança para os usuários e trabalhadores do Hospital. A distribuição de 850 lanches e sucos foi realizada nos períodos matutino e vespertino.
Manaus (AM)
O Hospital Universitário Getúlio Vargas da Universidade Federal do Amazonas (HUGV-Ufam) promoveu uma confraternização natalina para os pacientes da unidade. Na iniciativa, coordenada pela Unidade Psicossocial do Hospital pacientes internados e acompanhantes tiveram a oportunidade de assistir a um Coral, mensagens natalinas e receberam brindes.
Após a apresentação do Coral, equipes do hospital entregaram brindes e cartões de natal aos pacientes internados e em tratamento de hemodiálise, além de brinquedos às crianças atendidas.
Goiânia (GO)
Para proporcionar um momento de alegrias a crianças tão especiais, como as que fazem tratamento de hemodiálise e diálise peritoneal no Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás (HC-UFG), a equipe do serviço de Nefrologia realizou uma bela festa de Natal.
As crianças participaram de brincadeiras em grupo organizadas pelos profissionais do HC. Elas também brincaram com os animais que moram no local, como coelhos, galinhas e carneiros. Sentado em seu trenó, o Papai Noel chegou em um carro cheio de brinquedos.
Segundo a auxiliar de Enfermagem e organizadora do evento, Maria Cristina Gonçalves, a equipe da Hemodiálise do HC tem muito que comemorar, pois 57 crianças que faziam tratamento renal no HC já foram transplantadas, sendo oito somente este ano.
Belo Horizonte (MG)
No Hospital das Clínicas da Universidade de Minas Gerais (HC-UFMG), mais de 100 crianças de nove abrigos de Belo Horizonte e região metropolitana receberam doações da campanha “Natal HC 2015 - Noites felizes o ano inteiro”.
Mais de 120 crianças, de 0 a 18 anos, que viviam em situação de risco social, foram beneficiadas. Inicialmente, a campanha beneficiaria sete abrigos, mas a adesão dos funcionários foi tão grande que ela foi estendida para outros dois lares infantis.
Ao todo, mais de dois mil itens foram arrecadados em quase um mês de campanha, entre eles presentes, fraldas e materiais escolares, que deram origem a kits escolares compostos por mochila, estojo com lápis de escrever, caneta, borracha, apontador, cola, dentre outros. Cada kit foi personalizado de acordo com o sexo e a idade da criança.
Os abrigos beneficiados foram Lar Araúna I e II, localizados em São José da Lapa e Vespasiano; Associação Irmão Sol, que possui cinco abrigos na capital; TJ Criança Abriga e Acolhimento Samuel.
Santa Maria (RS)
O lado negro da força nem passou perto do Hospital Universitário de Santa Maria, vinculado à Universidade Federal de Santa Maria, no Rio Grande do Sul. O espírito natalino contagiou os jedis da Legião do Bem, que visitaram a unidade hospitalar em companhia do robô R2D2.
Os voluntários da Legião do Bem se inspiraram na série de cinema Star Wars para se caracterizarem e levarem alegria a pacientes e funcionários. Na visita houve a distribuição de brinquedos para as crianças internadas na Pediatria e no Centro de Tratamento com Câncer (CtCriac).
Mas não foi somente os personagens de Star Wars que deram o ar da graça no HUSM. O Papai Noel também visitou o 6º andar da Pediatria da unidade. O bom velhinho recebeu a ajuda da equipe da Residência Multiprofissional e das funcionárias da unidade de Pediatria, onde juntos realizaram a distribuição dos brinquedos para as crianças internadas, além de lanches.
Brasília (DF)
No Hospital Universitário de Brasília da Universidade de Brasília (HUB-UnB), o grupo Habeas Cantus ajudou a alegrar os pacientes e os colaboradores da Unidade de Oncologia, da Pediatria Clínica e Cirúrgica, da Hemodiálise e da Clínica Médica. O coral trouxe 20 pessoas para várias apresentações de canções natalinas e da música popular brasileira.
Houve também uma festa com direito a lanche especial, sem açúcar, e visita do Papai Noel. Organizada pela equipe da endocrinologia pediátrica do HUB, a festa reuniu crianças de dois a 13 anos que tratam a diabetes na instituição. A mesa foi decorada com enfeites natalinos e para comer teve gelatina e bolo diet, pipoca, biscoito de água e sal e suco sem açúcar.
São Luís (MA)
O Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (HU-UFMA) lançou, em novembro, o “Natal Solidário HU-UFMA”. A campanha teve a proposta de arrecadar cestas básicas, kits de higiene pessoal, material de limpeza e brinquedos para serem doados à instituição Grupo Solidariedade é Vida, organização sem fins lucrativos que trabalha com crianças, adolescentes, adultos e idosos portadores de HIV.
Também promoveu uma semana repleta de atividades como corais, peças teatrais, atividades lúdicas, distribuição de brinquedos, celebrações, concurso de melhor decoração natalina, além de doação de lenços às pacientes acometidas por câncer de mama e que fazem tratamento no Hospital Aldenora Belo.
Com informações dos HUFs