Notícias
TECNOLOGIAS EM SAÚDE
Evento nacional em Cuiabá reúne mais de 350 participantes e consolida protagonismo da Rede Ebserh na Avaliação de Tecnologias em Saúde
O evento consolidou-se como um dos mais relevantes encontros nacionais na área de Avaliação de Tecnologias em Saúde
Cuiabá (MT) – O Hospital Universitário Júlio Müller (HUJM-UFMT/Ebserh), em parceria com o Instituto Nacional de Assistência Farmacêutica (INAFF) e a Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES-MT), realizou em outubro um evento com três grandes momentos: o VIII Workshop Mato-Grossense de Avaliação de Tecnologias em Saúde (ATS); o V Encontro dos Núcleos de Avaliação de Tecnologias em Saúde (NATS) da Rede Ebserh; e o I Fórum de Assistência Farmacêutica de Mato Grosso.
O evento reuniu 155 participantes de forma presencial e mais de 200 inscritos na modalidade online, totalizando mais de 350 profissionais, pesquisadores e gestores de saúde de todo o país. Entre os presentes, destacaram-se representantes de 10 Núcleos de Avaliação de Tecnologias em Saúde vinculados à Rede Ebserh, além de autoridades estaduais, gestores do SUS e convidados de renome nacional. De acordo com Denise Stopatto, do Serviço de Gestão da Inovação Tecnológica em Saúde da Ebserh, "o evento é de grande importância para a troca de experiência entre os NATS dos hospitais universitários, promovendo o fortalecimento de iniciativas em rede."
A abertura contou com a presença do superintendente de Assistência Farmacêutica, Emmanuel Santana Ardaia; do presidente do INAFF, Lindemberg Assunção; do superintendente do HUJM-UFMT, Reinaldo Mota; e do chefe da Unidade de Gestão da Inovação Tecnológica em Saúde (UGITS) e coordenador do NATS-HUJM, Helder Cassio de Oliveira. Também estiveram presentes representantes da Procuradoria-Geral do Estado de Mato Grosso, do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (COSEMS/MT) e do Conselho Regional de Farmácia (CRF/MT), demonstrando a amplitude interinstitucional e o compromisso conjunto com a qualificação da gestão em saúde.
Programação
Durante os dias 9 e 10 de outubro, as atividades foram presenciais e reuniram palestrantes de diferentes instituições e regiões do país para compartilhar experiências e reflexões. Entre os destaques, estiveram representantes da Anvisa, das Secretarias Estaduais de Saúde da Paraíba e do Rio Grande do Norte, além de especialistas que discutiram desde aspectos regulatórios até sustentabilidade e equidade na incorporação de novas tecnologias. O V Encontro dos NATS da Rede Ebserh reuniu dez núcleos da Rede, que apresentaram experiências exitosas de integração e inovação, com destaque para os trabalhos desenvolvidos pelos NATS do HUJM-UFMT e do Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (HU-UFJF).
A programação online, realizada entre os dias 15 e 17 de outubro, ampliou o alcance nacional do evento com minicursos e mesas temáticas. As mesas de discussão virtuais trataram de temas contemporâneos, como o futuro da ATS em tempos de medicina personalizada, o papel das evidências do mundo real, a representatividade dos pacientes nas decisões em saúde e a sustentabilidade do SUS frente às novas tecnologias.
Sobre o evento
Com elevada adesão, conteúdo técnico de excelência e participação expressiva de instituições de referência, o evento consolidou-se como um dos mais relevantes encontros nacionais na área de Avaliação de Tecnologias em Saúde. A iniciativa reforçou o papel estratégico dos Núcleos de Avaliação de Tecnologias em Saúde (NATS) como instrumentos de gestão baseada em evidências, além de reafirmar o compromisso da Rede Ebserh com a inovação, a sustentabilidade do SUS e a formação continuada de profissionais.
Para o coordenador do NATS do HUJM-UFMT, Helder Cassio de Oliveira, “reunir tantos atores do sistema de saúde para discutir avaliação, acesso e inovação reafirma a força da Ebserh na construção de políticas baseadas em evidências”.
Sobre a Ebserh
Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Coordenadoria de Comunicação Social da Rede Ebserh